Boas Vindas

22 de abril de 2020

Fatec Bragança Paulista deseja boas vindas aos alunos e professores neste período letivo que se reinicia a partir de hoje.

Direção, Coordenações de Cursos, Professores e alunos se unirão para enfrentar juntos o desafio de utilizar novas ferramentas e metodologias, para manter a qualidade do ensino que a Fatec proporciona.

Nesta fase de adaptação, muitas coisas permanecerão como eram na modalidade presencial e outras receberão medidas alternativas que irão suprir as qualidade das aulas presenciais. Para isso, todos receberão as orientações necessárias.

Contamos com o empenho e dedicação de toda a comunidade acadêmica da Fatec Bragança Paulista, para enfrentarmos este desafio juntos.

Confira a lista de Perguntas & Respostas, com informações básicas para o início da nova jornada!

1. O meu curso se tornou um curso EAD?

Não. Um curso EAD deve ser criado nessa modalidade e seguir normas e regulamentação específica. Neste momento, estamos apenas viabilizando as aulas de forma remota, para dar continuidade ao processo de aprendizagem, sem prejuízo para o ano escolar, até que possamos retornar ao ambiente presencial com segurança para nossa saúde.

2. Como farei para assistir às aulas?

Em seu e-mail institucional (seunome@etec.sp.gov.br, para alunos e professores de Etecs; @fatec.sp.gov.br, para professores e alunos de Fatecs), você vai receber uma notificação de que está inserido na plataforma Teams. Esse será sua nova “sala de aula”, ou seja, o seu ambiente acadêmico. É com esse e-mail que você vai entrar no aplicativo ou no site do Teams. Você será cadastrado em cada uma das disciplinas do seu curso. E deverá entrar na turma da disciplina, de acordo com o seu horário de aulas.

3. Eu preciso ter um computador para assistir aula ou posso utilizar meu celular?

O acesso ao Teams pode ser feito de três formas: 1. por meio da instalação do programa em seu computador pessoal; 2. por meio do acesso a um link pelo navegador de internet, sem necessidade de baixar o programa; 3. por meio de um aplicativo que deve ser baixado no celular. É preciso ter um microfone (celulares e notebooks já têm microfone embutido). O fone de ouvido que vem com o celular geralmente também tem um microfone.

4. Haverá controle de presença?

Sim, a plataforma permite que o professor gerencie diversos fatores relacionados a suas turmas, como entrada na sala de aula, permanência, participação em atividades em tempo real, realização de tarefas solicitadas, entre outros. A presença será aferida pela entrega das atividades previstas quinzenalmente.

5. O horário e a duração das aulas serão os mesmos da grade presencial?

Sim, os horários serão mantidos. Você deverá acessar a plataforma Teams nos horários previstos de suas aulas, com exceção das aulas práticas que não possam ser ministradas por meio da plataforma de acesso.

6. Como serão feitas as aulas práticas?

Dispomos de recursos de tecnologia para simular algumas atividades pedagógicas em ambiente virtual. No entanto, atividades que necessariamente exijam o manuseio de ferramentas e presença em laboratórios físicos serão reprogramadas para serem cumpridas após a liberação das aulas presenciais.

7. Se eu perder uma aula posso recuperar o conteúdo?

Sim. Todo o conteúdo de aulas e materiais de apoio ao estudo estarão disponíveis na plataforma, para acesso a qualquer momento.

8. Consigo falar com o professor a distância, para tirar dúvidas?

Sim. A plataforma permite interação em tempo real entre professor e alunos e entre os próprios alunos da turma. Você poderá fazer perguntas e obter respostas.

9. Como serão feitas as provas?

O desempenho acadêmico vai ser avaliado a partir de um conjunto de elementos, além das ferramentas tradicionais de aferição de conhecimento. Os professores estão empenhados em desenvolver atividades criativas, capazes de avaliar quanto os alunos aprenderam.

10. Não tenho internet em casa, ou, minha internet tem velocidade muito baixa. Conseguirei acompanhar as aulas?

O Centro Paula Souza está desenvolvendo estratégias e parcerias para que todos os alunos sejam capazes de acompanhar as aulas online. Com base em um levantamento das condições de infraestrutura tecnológica de cada unidade de ensino e dos estudantes, está sendo montado um plano de contingência, com objetivo de atender as necessidades. As dificuldades de conexão ou de acesso a equipamentos serão avaliadas caso a caso.

11. Quanto tempo vai durar a modalidade a distância?

Não há previsão de duração do período em que as unidades ficarão fechadas. Essa decisão será tomada no âmbito do governo do Estado de São Paulo e comunicada ao Centro Paula Souza, que informará a comunidade acadêmica.