PROGRAMAÇÃO EM MICROINFORMÁTICA – 80 aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar recursos de programação orientada a eventos para personalizar aplicativos de escritório ( editor de textos, planilhas e banco de dados).
Ementa: Programação e personalização de aplicações em processador de texto, planilha eletrônica e banco de dados. Criação e uso de variáveis, configuração de componentes: botões, caixas de texto, botões de opção, caixas de listagem e combinação. Tratamento a eventos.
Bibliografia básica: BROWN, C. E.; PETRUSCA, R. Programando em ACCESS com VBA. Alta Books, 2006.
FERNANDES, M. Desenvolvendo aplicações poderosas com Excel e VBA. Visual Books, 2005
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 80 aulas
Objetivo: Contextualizar sistemas de informação.
Ementa: Conceito e classificações dos sistemas. Conceitos de dado, informação e conhecimento. Enfoque sistêmico. Sistemas de informação: conceitos, objetivos, funções, componentes e classificação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Características e funcionalidades dos sistemas de informação de nível operacional, tático e estratégico nas organizações.
Bibliografia básica: LAUDON, Kenneth C.; Laudon J.P. Sistemas de Informação. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. TURBAN, E;
POTTER, R; RAINER JR, R K. Introdução a Sistemas de Informação.Campus, 2007.
ALGORÍTMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – 80 aulas
Objetivo: Analisar problemas computacionais e projetar soluções por meio da construção de algoritmos.
Ementa: Projeto e representação de algorítmos. Estruturas de controle de fluxo de execução: seqüência, seleção e repetição. Tipos de dados básicos e estruturados (vetores e registros). Rotinas. Arquivos. Implementação de algorítmos usando uma linguagem de programação.
Bibliografia básica: ASCENCIO, A. F. G, CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: algoritmos, Pascal e C/C++ e Java. Longman, 2007.
FORBELLONE, L. V., EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. Prentice Hall, 2005.
ZIVIANI, Nivio. Projeto de Algoritmos com Implementações em Pascal e C. 2.ed. Thomson Pioneira, 2004.
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES – 80 aulas
Objetivos: Compreender a Arquitetura e Organização de Computadores.
Ementa: Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos.
Bibliografia básica: STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 5.ed. Prentice-Hall Brasil, 2008.
TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores, 5ª Ed. Prentice Hall, 2007.
TOCCI, R. J. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 10.ed. Pearson Brasil, 2007.
ADMINISTRAÇÃO GERAL – 80 aulas
Objetivo: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais.
Ementa: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.
Bibliografia básica: CHIAVENATTO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. R J: Campus Elsevier, 2004.
COELHO, M. A essência da administração – conceitos introdutórios. São Paulo: Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2006.
Bibliografia complementar: BATEMAN, T. S., SNELL, S. A. A. Administração: o novo cenário competitivo. S P: Atlas, 2006.
CARAVANTES, G. R. Administração: Teoria e Processo. São Paulo: Pear
MATEMÁTICA DISCRETA – 80 aulas
Objetivo: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da matemática para computação em situações-problema dentro do contexto do curso.
Ementa: Teoria dos conjuntos. Indução matemática. Análise combinatória. Lógica formal. Relações. Funções. Grafos e árvores.
Bibliografia básica: GARCIA LOPEZ, J; TOSCANI, L V; MENEZES, P B. Aprendendo Matemática Discreta com Exercícios. Coleção Livros Didáticos Informática UFRGS, V.19. Bookman, 2009.
GERSTING, Judith L. Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação. 5. ed. LTC, 2004.
LIPSCHUTZ, Seymour, LIPSON, Marc. Matemática Discreta. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Bibliografia complementar: SCHEINERMAN, E.R. Matemática Discreta: Uma Introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
SULLIVAN, Michael; MIZRAHI, Abe. Matemática Finita – Uma abordagem aplicada. LTC, 2006.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 80 aulas
Objetivo: Identificar os processos lingüísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar coerência e coesão do texto.
Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Bibliografia básica: CINTRA; CUNHA. Nova gramática do Português contemporâneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 2009.
MARTINS, D S; ZILBERKNOP. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 2009.
INGLÊS I – 40 aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, textos curtos e descrições de produtos. Apresentar-se, fornecendo informações pessoais, cotidianas e corporativas. Descrever locais e pessoas. Preencher formulários com informações pessoais e profissionais. Dar e anotar recados. Utilizar números em contextos diversos para anotações de horários, datas e locais. Entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente. LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Education do Brasil, 2008.
Bibliografia complementar: HUGES, John et al. Business Result Business Result: Elementary Student Book Pack. Oxford Univ, 2009.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
RICHARDS, Jack C. New Interchange: Student’s Book Intro. Third Edition. Cambridge University Press, 2008.
ENGENHARIA DE SOFTWARE I – 80 aulas
Objetivo: Aplicar os princípios e conceitos da Engenharia de Software na implementação do componente software, como parte dos Sistemas de Informação e iniciar a modelagem de software (requisitos).
Ementa: Objetivos, conceitos e evolução da Engenharia de Software. Paradigmas de desenvolvimento de software. Evolução das metodologias de sistemas e suas principais técnicas. Processo de desenvolvimento de software. Modelos de software. Ciclo de vida. Qualidade de software e seus modelos. Melhores práticas no desenvolvimento de software.
Bibliografia básica: PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. 6.ed. McGraw-Hill, 2006.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8.ed. Addison Wesley, 2007.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO – 80 aulas
Objetivo: Solucionar problemas utilizando a lógica de programação e a implementação de programas por meio de uma linguagem de programação.
Ementa: Variáveis, constantes, operadores e expressões. Comando de desvio. Controle de malhas. Vetores e ponteiros. Funções de biblioteca. Estruturas, uniões e tipos definidos pelo usuário. Manipulação de arquivos.
Bibliografia básica: ASCENCIO, A, F. G.; DE CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da programação de computadores. Pearson, 2008.
DAMAS, L. M. D. Linguagem C. LTC, 2007.
LOPES, A; GARCIA, G. Introdução à Programação – 500 Algoritmos. Campus, 2002.
ELETIVA I – 80 aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar conhecimentos de um dos componentes do rol de disciplinas em anexo
Ementa: Quatro aulas semanais em disciplina(s) integrante(s) do currículo de outro Curso de Graduação da Unidade ou em um dos componentes do rol de disciplinas em anexo. A coordenação de curso define semestralmente qua(is) disciplinas serão ofertadas.
LABORATÓRIO DE HARDWARE – 40 aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar conhecimentos para diagnóstico e solução de problemas em computadores
Ementa: Componentes da placa mãe, alimentação, memória e processador. Instalação e configuração de HD, instalação e utilização de placas, periféricos e dispositivos de hardware. Instalação, configuração e otimização de sistema operacional. Manutenção preventiva e corretiva de hardware e software.
Bibliografia básica: BITTENCOURT, R A. Montagem de Computadores e Hardware. Brasport, 2009.
MORIMOTO, C E. Hardware – O Guia Definitivo. Sulina, 2007.
VASCONCELOS, Laércio. Manutenção de micros na prática diagnosticando, consertando prevenindo defeitos. LVC, 2009.
Bibliografia complementar: FERREIRA, Silvio. Montagem, Configuração e Manutenção de Micros. 1.ed. Axcel, 2005.
WEBER, R F. Arquitetura de Computadores Pessoais. Serie Livros Didáticos 6. Bookman, 2008.
SISTEMAS OPERACIONAIS I – 80 aulas
Objetivos: Compreender os conceitos e funcionalidades dos Sistemas Operacionais.
Ementa: Introdução a Sistemas Operacionais. Estrutura dos Sistemas Operacionais. Processos e Threads. Gerencia de Processos. Sincronização de Processos Concorrentes. Gerenciamento de Memória. Memória Virtual. Sistemas de Arquivos. Gerência de Dispositivos. Tópicos complementares. Estudos de caso.
Bibliografia básica: OLIVEIRA, R S; CARISSIMI, A S; TOSCANI, S S. Sistemas Operacionais. Livros Didáticos 11. Bookman, 2008.
TANENBAUM, A. S. Sistemas Operacionais Modernos. Prentice Hall (Pearson), 2007.
ESTATÍSTICA APLICADA – 80 aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar conhecimentos de Estatística e desenvolver aplicativos para essa área.
Ementa: Distribuições de freqüências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições: binomial, normal, Poisson. Amostragem. Testes de hipótese. Regressão e modelo de regressão. Desenvolvimento e implementação de algorítmos através de programas de computador para resolução de exercícios.
Bibliografia básica: BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
SPIEGEL, M R; STEPHENS, L; NASCIMENTO, J L. Estatística. Schaum. Bookman, 2009.
SPIEGEL, Murray R.; SCHILLER, John; SRINIVASAN, R. Alu, Probabilidade e Estatística. Bookman, 2004.
Bibliografia complementar: GRIFFITHS, Dawn. Use A Cabeça! Estatística. Alta books, 2009.
GONZALEZ, N.. Estatística Básica. Ciência Moderna, 2009.
TRIOLA. M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2008
CÁLCULO – 80 aulas
Objetivo: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais do cálculo em diversas áreas.
Ementa: Função real de variável real. Limites e continuidade. Derivadas. Aproximação de funções. Integrais de Reimann. Métodos de integração. Aplicação de cálculo integral. Função real a mais de uma variável real. Derivadas parciais. Diferencial total. Elementos de equações diferenciais.
Bibliografia básica: FLEMMING, D. M., GONÇALVES, M. B. Cálculo A: Funções, Limite, Derivação e Integração. 6ª Edição Ampliada. Pearson Prentice Hall, 2006.
HAZZAN, S; MORETTIN, P; BUSSAB, W. Introdução ao Cálculo para Administração, Economia. Saraiva, 2009.
MEDEIROS, V Z (org). Pre-Calculo, 2ª Ed. Revista e atualizada. Cengage, 2009.
Bibliografia complementar: STEWART, J. Cálculo v.1, 6.ed. Pioneira Thompson Learning, 2009.
CONTABILIDADE – 40 aulas
Objetivo: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras
Ementa: Estrutura e análise de relatórios contábeis e financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de caixa, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Procedimentos contábeis básicos; Estudo da gestão e de plano de contas; Contabilização das empresas: comercial, industrial e prestação de serviços.
Bibliografia básica: LIMEIRA, A., SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N. Contabilidade para executivos. RJ: FGV, 2008.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, S. Curso de Contabilidade para não contadores. S P: Atlas, 2009.
RAMOS, A. T. Contabilidade introdutória. São Paulo. 2007.
Bibliografia complementar: ABREU, A. F. de. Fundamentos de contabilidade: utilizando Excel. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. MARION, J. C.. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
INGLÊS II – 40 aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; utilizar números em contextos diversos; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente.
Bibliografia complementar: GLENDINNING, E; Mc EWAN, J. Oxford english for information technology. Oxford University, 2008.
GODOY, Sonia M. Bi; GONTOW, Cris; MARCELINO, Marcello. English Pronunciation for Brazilians. Disal, 2006.
HOLLETT, V.; SYDES, J. Tech Talk. pre-intermediate. Oxford: Oxford University Press, 2008.
IBBOTSON, Mark et al. Business Start-up 1 Student’s Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
OXENDEN, Clive et al. American English File: Student’s Book Starter. NY: Oxford University Press, 2008.
SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de informática & internet inglês-português. Nobel / Fatec, 1999.
ENGENHARIA DE SOFTWARE II – 80 aulas
Objetivo: Aplicar um processo de desenvolvimento de software, ênfase na definição e elicitação dos requisitos.
Ementa: Contexto atual das empresas em relação aos projetos de tecnologia de informação. Modelagem de Negócio para o desenvolvimento de software. Conceitos, evolução e importância da Engenharia de Requisitos. Entendendo e analisando os problemas e as necessidades dos usuários, clientes e envolvidos no projeto. Técnicas de elicitação. Requisitos, seus tipos e matriz de rastreabilidade. Definição do sistema a partir dos requisitos. Gerenciamento de requisitos.
Bibliografia básica: PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. LTC, 2009.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. 6.ed. McGraw-Hill, 2006.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8.ed. Addison Wesley, 2007.
ESTRUTURAS DE DADOS – 80 aulas
Objetivo: Criar e manipular tipos abstratos de dados: listas, pilhas, filas e árvores.
Ementa: Pilhas, filas, alocação dinâmica, recursividade, listas encadeadas, tabelas de espalhamento e árvores.
Bibliografia básica: EDELWEISS, N; GALANTE, R. Estruturas de Dados. Livros Didáticos UFRGS, V.18. Bookman, 2009.
KOFFMANN, E. B. Objetos, abstração, estrutura de dados e projeto. LTC, 2008.
PEREIRA, Silvio do Lago. Estruturas de Dados Fundamentais – Conceitos e Aplicações. 12ª edição, 2ª reimpressão, São Paulo: Érica, 2009.
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR – 40 aulas
Objetivo: Aplicar os conceitos de usabilidade de software.
Ementa: Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Fundamentos Teóricos em Interação Humano-Computador, Usabilidade, Comunicabilidade, Acessibilidade, Design de Interação, Processo de Design de Interação, Projeto, Construção e avaliação de interfaces.
Bibliografia básica: AGNER, L. Ergodesign e Arquitetura de Informação: trabalhando com o usuario. Quartet, 2009.
ORTH, A.I. Interface Homem-Máquina. Porto Alegre: AIO, 2005.
PREECE, J.; Rogers, Y.; Sharp, H. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. Bookman, 2005.
ELETIVA II – 80 aulas
Objetivos: Conhecer e aplicar conhecimentos de um dos componentes do rol de disciplinas em anexo.
Ementa: Quatro aulas semanais em disciplina(s) integrante(s) do currículo de outro Curso de Graduação da Unidade ou em um dos componentes do rol de disciplinas em anexo. A coordenação de curso define semestralmente qua(is) disciplinas serão ofertadas.
SISTEMAS OPERACIONAIS II – 80 aulas
Objetivo: Utilizar um sistema operacional (instalar, configurar e operar).
Ementa: Apresentação de um sistema operacional específico utilizado em ambiente corporativo. Requisitos de hardware para instalação do sistema. Processo de instalação, personalização, operação, administração e segurança sobre o sistema operacional focado. Elaboração de projetos de seleção e implantação de um sistema operacional.
Bibliografia básica: MORIMOTO, C E.Linux – Guia Prático. Sulina, 2009.
HUNT, Craig. Linux Servidores de redes. 1.ed. Editora Ciência Moderna, 2004.
BANCO DE DADOS – 80 aulas
Objetivo: Entender fundamentos, arquitetura e técnicas de projeto e implementação de banco de dados.
Ementa: Conceitos de Base de Dados. Modelos conceituais de informações. Modelos de Dados: Relacional, Redes e Hierárquicos. Modelagem de dados – conceitual, lógica e física. Teoria relacional: dependências funcionais e multivaloradas, formas normais. Restrições de integridade e de segurança em Banco de Dados Relacional. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados – objetivo e funções. Linguagens de declaração e de manipulação de dados.
Bibliografia básica: ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações. Pearson, 2005.
SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Campus, 2006.
Bibliografia complementar: HARRINGTON, J. L. Projeto de Bancos de Dados Relacionais – Teoria e Prática. 1.ed. Campus, 2002.
PROGRAMAÇÃO LINEAR E APLICAÇÕES – 80 aulas
Objetivo: Reconhecer e aplicar os conhecimentos sobre programação linear. Desenvolver aplicativos.
Ementa: Matrizes. Sistemas Lineares. Programação Linear: Método Gráfico e Método Simplex. Aplicações: Método do Transporte.
Bibliografia básica: ANDRADE, E. L. Introdução à pesquisa operacional. 4.ed. LTC, 2009.
KOLMAN, B. Introdução à álgebra linear com aplicações. 8.ed. LTC, 2006.
ECONOMIA E FINANÇAS – 40 aulas
Objetivo: Compreender o ambiente econômico-financeiro das organizações.
Ementa: O mercado e preços. Oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. A unidade de produção, seu funcionamento e a integração no sistema econômico. Mercados financeiros. Cálculos financeiros básicos. Capitalização, amortização e métodos equivalentes para a seleção de alternativas. Valor presente, taxa interna de retorno. Depreciação. Análise de Investimentos. Análise sob condições de risco e incerteza.
Bibliografia básica: CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno H. Análise de investimentos. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
INGLÊS III – 40 aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade, expressar opiniões e necessidades, fazer solicitações, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; usar números para descrever preços, dados e gráficos; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais simples; entender diferenças de pronúncia.
Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente.
OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford University Press, 2007.
Bibliografia complementar: HUGES, John et al. Business Result: Pre-Intermediate Student Book Pack. NY: Oxford University Press, 2009.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
RICHARDS, Jack C. New Interchange: Student’s Book 1. Third Edition. Cambridge University Press, 2008.
ENGENHARIA DE SOFTWARE III – 80 aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar padrões ao processo de software. Mapear modelos de representação.
Ementa: Conceitos, evolução e importância de arquitetura de software. Padrões de Arquitetura. Padrões de Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. Tipos de Arquitetura de Software. Visões na arquitetura de software. Modelo de Análise e Projetos. Formas de representação. O processo de desenvolvimento. Mapeamento para implementação. Integração do sistema. Testes: planejamento e tipos. Manutenção. Documentação.
Bibliografia básica: BOOCH, G.; RUMBAUGH, J; JACOBSON, I. UML: Guia do usuário. Elsevier, 2006.
LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Bookman, 2007.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8.ed. São Paulo: Addison Wesley, 2007.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – 80 aulas
Objetivo: Implementar de softwares com o uso de uma linguagem de programação orientada a objetos.
Ementa: Conceitos e evolução da tecnologia de orientação a objetos. Limitações e diferenças entre o paradigma da programação estruturada em relação à orientação a objetos. Conceito de objeto, classe, métodos, atributos, herança, polimorfismo, agregação, associação, dependência, encapsulamento, mensagem e suas respectivas notações na linguagem padrão de representação da orientação a objetos. Implementação de algorítmos orientado a objetos utilizando linguagens de programação. Aplicação e uso das estruturas fundamentais da orientação a objetos.
Bibliografia básica: GONCALVES, Edson. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Ciencia Moderna. 2007.
SANTOS, Rafael. Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java. Campus. 2003.
SERSON, R. R. Programação orientada a objetos com Java 6 – Curso universitário. Brasport, 2008.
ESCOLHA I – 80 aulas
Disciplinas de aprofundamento em banco de dados ou sistemas operacionais. A faculdade pode oferecer as duas, ou apenas uma, conforme contingente de estudantes e condições de infraestrutura. O estudante é obrigado cursar quatro aulas semanais de uma delas.
LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS
Objetivo: Implementar soluções de Banco de Dados por meio de tecnologias emergentes.
Ementa: Tecnologias emergentes de mercado que serão aplicadas em laboratório.
Bibliografia básica: ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações. Pearson, 2005.
OTEY, M., OTEY, D. Microsoft SQL Server 2005: Guia do Desenvolvedor. Ciência Moderna, 2007.
TEOREY, T; LIGHTSTONE, S; NADEAU, T. Projeto e Modelagem de Bancos de Dados. Campus, 2006.
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Objetivo: Conhecer, manter, configurar, projetar e implementar sistemas distribuídos.
Ementa: Fundamentos de Sistemas Distribuídos. Comunicação e Sincronização de Processos. Sistemas Operacionais Distribuídos. Sistemas de Arquivos Distribuídos. Memória Compartilhada Distribuída. Tolerância a Falhas. Segurança. Sistemas Distribuídos de Tempo Real. Aplicações Distribuídas.
Bibliografia básica: COULOURIS, G; DOLLIMORE, J; KINDBERG, T. Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto. Bookman, 2007.
TANENBAUM, A S; STEEN, M. Sistemas Distribuidos – Princípios e Paradigmas. Prentice-Hall, 2007.
REDES DE COMPUTADORES – 80 aulas
Objetivos: Identificar os tipos de redes, cabeamentos e protocolos.
Ementa: Comunicação de Dados. Topologia e Características Físicas de Redes. Redes Locais de Longa Distância. Redes de Alta Velocidade. Protocolos e Serviços de Comunicação. Camadas de Sistemas Abertos. Sistemas Operacionais de Redes. Interconexão de redes. Avaliação de Desempenho. Estrutura e Funcionamento da Internet.
Bibliografia básica: MAIA, L P. Arquitetura de redes de computadores. LTC, 2009.
ROSS, K W. e KUROSE, J F. Redes de computadores e a Internet. Addison Wesley, 2007.
TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. 4.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Bibliografia complementar: CARISSIMI, A S; GRANVILLE, L Z; ROCHOL, J. Redes de Computadores. Livros Didaticos, V.20. Bookman, 2009.
GESTÃO DE PROJETOS – 80 aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar técnicas, métodos e ferramentas para uma gestão eficaz de projetos.
Ementa: Definição de projeto segundo concepção difundida pelas melhores práticas de gestão de projetos. Histórico do desenvolvimento do conjunto de conhecimentos de gestão de projetos. Comparação ente o gerenciamento por projetos com o gerenciamento tradicional. O ciclo de vida de um projeto. Os fatores de sucesso e insucesso de projetos e sua mensuração. As nove de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos : Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.
Bibliografia básica: BRUZZI, Demerval Guilarducci. Gerência de Projetos. Editora SENAC, 2008.
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009.
PMI. PMBOK Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management, 2009.
Bibliografia complementar: GIDO, J; CLEMENTS, J. P. Gestão de projetos. Cengage, 2007.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – 40 aulas
Objetivo: Compreender e aplicar as melhores práticas de Segurança da Informação de acordo com normas e padrões conhecidos no mercado de TI.
Ementa: Requisitos de segurança de aplicações, de base de dados e de comunicações. Segurança de dispositivos móveis. Políticas de segurança. Criptografia. Firewalls. Vulnerabilidades e principais tecnologias de segurança.
Bibliografia básica: FERREIRA, F N; ARAUJO, M. Política de Segurança da Informação. Ciência Moderna, 2008.
FONTES, E. Praticando a segurança da informação. Brasport, 2008.
STALLINGS, W. Criptografia e Segurança de Redes. 4 ed. São Paulo: Pearson, 2008.
Bibliografia complementar: NBR/ISSO/IEC 17799. Tecnologia da Informação: Código de prática para a gestão da segurança da informação. Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, 2002.
PEIXOTO, M C P. Engenharia Social e Segurança da Informação. Brasport, 2006.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA – 40 aulas
Objetivo: Refeltir sobre os impactos da Tecnologia da Informação na Sociedade Contemporânea.
Ementa: Comunicação e Informação – conceitos e implicações no mundo contemporâneo; Da Cultura de Massa à Cultura Digital – novas formas de socialização da informação e novos desafios na comunicação. Tecnologia e Sociedade – Problemas humanos e sociais referentes à utilização da tecnologia da informação e da computação: aspectos humanos da segurança e privacidade das informações e aspectos econômicos e éticos da utilização dos computadores.
Bibliografia básica: SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Pós-humano: da Cultura das Mídias à Cibercultura. S Paulo: Paulus, 2003.
Bibliografia complementar:
Eletrônicos: LIVRO VERDE – Sociedade da Informação no Brasil, in Ciência, Tecnologia e Inovação – desafios para a sociedade brasileira.Brasília: Ministério da ciência e Tecnologia/Academia Brasileira de Ciências, 2001.
INGLÊS IV – 40 aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades. Preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone. Compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área. Redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente.
Bibliografia complementar: DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to UpperIntermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
IBBOTSON, Mark et al. Business Start-up 2 Student’s Book. Cambridge University Press, 2009.
OXENDEN, Clive et al. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. 7th Edition. Oxford University Press, 2007.
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE – 80 aulas
Objetivo: Implementar um software aplicando conhecimentos de engenharia de software, programação e gerência de projetos.
Ementa: Desenvolvimento de um software utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A elaboração deve abordar as disciplinas de requisitos, análise e projeto, implementação, implantação e gerência de projetos. O processo de desenvolvimento, assim como a técnica fica a critério de acordo entre professor e aluno.
Bibliografia básica: PILONE, D e MILES, R. Use a Cabeça! – Desenvolvimento de Software. Alta Books, 2008.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. 6.ed. McGraw-Hill, 2006.
ZAMAN, K.; UMRYSH, C. E. Desenvolvendo aplicações comerciais em Java com J2EE e UML. Ciência Moderna. 2003.
ESCOLHA II – 80 aulas
Disciplinas de aprofundamento em tópicos especiais da área ou em sistemas operacionais de redes. A faculdade pode oferecer as duas, ou apenas uma, conforme contingente de estudantes e condições de infraestrutura. O estudante é obrigado cursar quatro aulas semanais de uma delas.
TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA
Objetivo: Manter-se atualizado com o estado da arte em TI.
Ementa: Discussão e apresentação de temas atuais da área de Tecnologia da Informação, de interesse à formação dos profissionais. Inovações e aplicações diferenciadas em informática.
Bibliografia básica: A que for definida no plano de ensino.
LABORATÓRIO DE REDES
Objetivo: Instalar redes.
Ementa:Prática em laboratório de instalação física de redes e suas diversas topologias, instalação de equipamentos de conectividade, cabeamento estruturado, protocolos TCP/IP, algorítmos e protocolos de roteamento, análise de tráfego, protocolos de transporte TCP e UDP, protocolos de aplicação e instalação de servidores/serviços de redes.
Bibliografia básica: HUNT, Craig. Linux Servidores de redes. 1.ed. Editora Ciência Moderna, 2004.
DANTAS, Mario. Tecnologias de Redes de Comunicação e Computadores. 1.ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2002.
Bibliografia complementar: VIANA, E R C. Virtualizaçao de Servidores Linux para Redes Corporativas. Ciencia Moderna, 2008.
GESTÃO DE EQUIPES – 40 aulas
Objetivos: Entender os aspectos de gerência de pessoas em equipes de trabalho com foco em resultados.
Ementa: Vivência de técnicas de desenvolvimento de habilidades: liderança, criatividade, iniciativa, postura, atividades, entrevista, motivação, capacidade de síntese e de planejamento. Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Sistema de negociação. Instrumentos e atitudes de resolução de conflitos. Controles e atitudes gerenciais. Ações corretivas e preventivas.
Bibliografia básica: BRUZZI, Demerval Guilarducci. Gerência de Projetos. Editora SENAC, 2008.
REIS, A M V; BECKER JR., L C; TONET, H. Desenvolvimento de Equipes. FGV, 2009.
EMPREENDEDORISMO – 40 aulas
Objetivo: Desenvolver plano de negócio para empreendimento em Tecnologia da Informação.
Ementa: Conceitos sobre empreendedorismo. Características e habilidades do empreendedor. O comportamento empreendedor: análise de oportunidades. O processo de geração de idéias e conceito de negócios. Meios para análise de oportunidades e idéias. Estratégia de negócios. Aspectos de planejamento, abertura, funcionamento e gerenciamento de um negócio. Instituições de apoio e financiamento. Desenvolvimento de planos de negócio.
Bibliografia básica:DORNELAS, José C de A. Empreendedorismo – Transformando Idéias em Negócios. Campus, 2008.
RAMAL, Silvina Ana; SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson; RAMAL, Andrea Cecilia;. Construindo planos de negócios. Campus, 2005.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA – 40 aulas
Objetivo: Compreender e aplicar o método científico para estruturar o trabalho de graduação.
Ementa: Origem do pensamento científico. Características gerais do trabalho, do método e da pesquisa científica e tecnológica. Técnicas de elaboração de pesquisa cientifica e tecnológica. Monografia: documentação, projeto de pesquisa, relatório e informe científicos e tecnológicos.
Bibliografia básica: ANDRADE, M M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. Atlas, 2009.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
WAZLAWICK, Raul S. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
INGLÊS V – 40 aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança. Fazer uso de estratégias argumentativas. Acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações. Redigir correspondência comercial em geral. Compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua, de forma a garantir a inteligibilidade nos contatos em ambiente profissional, tanto pessoalmente quanto ao telefone.
Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase escrita e na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente.
Bibliografia complementar: CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. 3rd ed. Cambridge University, 2007.
HUGES, John et al. Business Result Business Result: Advanced Student Book Pack. New York, NY: Oxford University Press, 2009.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
RICHARDS, Jack C. New Interchange: Student’s Book 2. Third Edition. Cambridge University Press, 2008.
TRABALHO DE GRADUAÇÃO I – 80 horas
Objetivo: Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.
Ementa: Elaboração de trabalho de graduação, sobre tema de interesse dos estudantes e relacionado à formação acadêmica, sob a orientação de um docente, integrando o conhecimento adquirido durante o curso e a experiência prática do estágio ou emprego. Poderá se constituir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, relato de experiência prática ou qualquer combinação entre essas três abordagens.
ESCOLHA III – 80 aulas
Disciplinas de aprofundamento em Inteligência artificial ou em auditoria de sistemas de informação computadorizados. A faculdade pode oferecer as duas, ou apenas uma, conforme contingente de estudantes e condições de infraestrutura. O estudante é obrigado cursar quatro aulas semanais de uma delas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Objetivo: Aplicar conceitos de IA.
Ementa: Fundamentos e paradigmas da Inteligência Artificial (IA). Técnicas de IA aplicadas à solução de problemas. Sistemas baseados em conhecimento, planejamento e aprendizagem.
Bibliografia básica: RUSSELL, S., NORVIG, P. Artificial Intelligence – A Modern Approach. 3rd. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 2010.
AUDITORIA DE SISTEMAS
Objetivo: Entender e aplicar metodologia de Auditoria de sistemas de informação computadorizados.
Ementa: Controle Interno. Aspectos de controle e segurança. Planos de segurança e de contingência. Momentos de auditoria de sistemas: auditoria de posição e de acompanhamento. Metodologia de auditoria em Tecnologia da Informação. Análise de riscos. Revisão e avaliação de sistemas e de recursos de tecnologia de informação. Métodos e técnicas de auditoria de sistemas e de T.I. Documentação: papéis de trabalho, Relatórios de Auditoria e Pareceres.
Bibliografia básica: SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José L.; ARIMA, Carlos H. Fundamentos de auditoria de sistemas. SP: Atlas, 2006.
GIL, Antônio de Loureiro. Auditoria de computadores. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO – 80 aulas
Objetivo: Conhecer as técnicas e ferramentas para desenvolvimento de Gestão de TI.
Ementa: Planejamento estratégico e o alinhamento entre o negócio e o uso da TI. Balanced Scorecard do negócio e de TI. Planejamento de sistemas e da infra-estrutura de TI. Governança corporativa e governança de TI. Frameworks de melhores práticas em TI (COBIT, ITIL, NBR-ISO/IEC 17799 e 27001 etc.). Catálogo de serviços de TI e acordo de níveis de serviço (SLA). Custos de TI. Segurança em TI. Auditoria de Sistemas.
Bibliografia básica: FERNANDES, A ARAGON; ABREU, V. Implantando a Governança de TI. Brasport, 2008.
MAGALHÃES, I. L.; PINHEIRO, W. Gerenciamento de Serviços de TI na Prática: Uma Abordagem com Base na ITIL. SP: Novatec, 2007.
MANSUR, R. Governança Avançada de TI na Prática. Brasport, 2009.
Bibliografia complementar: BRAND, K. IT Governance based on COBIT 4.1: A Management guide. USA: Van Haren Publisher, 2008.
LAHTI, C.; PETERSON, R. SARBANES – OXLEY COBIT e ferramentas open source. Alta books, 2006.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL – 40 aulas
Objetivo: Discutir e resolver questões como: acesso não autorizado; direitos autorais do software; sistemas críticos com relação à segurança e a responsabilidade social; as doenças profissionais; liberdade de informação, privacidade e censura.
Ementa: Ética; comportamento profissional ético. Moral e Direito. Conceitos, princípios e normas de direito público e privado aplicados à atividade empresarial e ao exercício profissional; legislação de informática.
Bibliografia básica: FRAGOSO, João Henrique da Rocha. Direito Autoral – da Antiguidade a Internet. Quartier Latin, 2009.
MASIERO, P C. Ética em Computação. EDUSP, 2008.
REALE, M. Lições preliminares de direito. 27.ed. Saraiva, 2009.
Bibliografia complementar: KRAUT, R; STORCK, A. Aristóteles – A Ética à Nicomaco. Artmed, 2009.
PAESANI, L. M. Direito de Informática: comercialização e desenvolvimento internacional do software. Atlas, 2006.
PONCHIROLLI, O. Ética e Responsabilidade Social Empresarial. Juruá, 2007.
SCHWARTZ, N. Noções de Direito. Juruá, 2009.
INGLÊS VI – 40 aulas
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva. Aperfeiçoar as estratégias argumentativas, participar de reuniões e apresentações orais simples. Interagir em contextos de socialização e entretenimento. Redigir textos técnicos e acadêmicos. Compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua, de forma a garantir a inteligibilidade e a fluência nos contatos em ambiente profissional, tanto pessoalmente quanto ao telefone.
Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 5. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente.
Bibliografia complementar: MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.
OXENDEN, Clive et al. American English File: Student’s Book 2. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Business. Curitiba, 2007.
RICHARDS, Jack C. New Interchange: Student’s Book 3. Third Edition. Cambridge: Cambridge University, 2008.
TRABALHO DE GRADUAÇÃO II – 80 horas
Objetivo: Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.
Ementa: Elaboração de trabalho de graduação, sobre tema de interesse dos estudantes e relacionado à formação acadêmica, sob a orientação de um docente, integrando o conhecimento adquirido durante o curso e a experiência prática do estágio ou emprego. Poderá se constituir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, relato de experiência prática ou qualquer combinação entre essas três abordagens.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 240 horas
Objetivo: Aplicar os conhecimentos acadêmicos nas organizações e colocar-se, profissionalmente, junto ao mercado de trabalho.
Ementa: Atividades de caráter prático, realizadas em organizações de qualquer natureza (indústria, comércio, serviços) de forma a complementar a formação acadêmica.
Bibliografia básica: OLIVO, S; LIMA, M C. Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. Thomson Pioneira, 2006.