1º Semestre
ADMINISTRAÇÃO GERAL
OBJETIVO: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Elaborar estudos de caso aplicados à Logística.
EMENTA: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo; Conceito de Administração e funções administrativas; Processos Gerenciais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHIAVENATO, I. Iniciação à Administração Geral. Manole, 2009.
COELHO, Marcio. A essência da administração – conceitos introdutórios. Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da Escola Científica à Competitividade em Economia Globalizada, 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CERTO, Samuel C. Administração Moderna. Pearson Brasil, 2003.
MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. Atlas, 2007.
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A. Fundamentos de Administração. Pearson, 2004.
CÁLCULO I
OBJETIVO: Aplicar os conceitos fundamentais da matemática em situações reais.
EMENTA: Relações e Funções; Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes; Sistemas Lineares; Séries, Introdução ao Cálculo Numérico; Limite, continuidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SILVA, F C M; ABRAO, M. Matemática Básica para Decisões Administrativas. Atlas, 2008.
STEWART, J., et al. Cálculo, Volume I, 5ª edição. Thomson Learning, 2009.
IEZZI, G. I.; MURAKAMI, C. Fundamentos da matemática elementar. Volume 8. Atual, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LIPSCHUTZ, S.Álgebra linear. Bookman, 2004.
SILVA, E. M. ; SILVA, E. M.; SILVA, S. M. Matemática Básica para Cursos Superiores. Atlas, 2003.
STEINBRUCH, A., WINTERLE, P., Álgebra linear. Pearson Makron Books, 1987.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
OBJETIVO: Identificar os processos lingüísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
EMENTA: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CINTRA; CUNHA. Nova gramática do Português contemporâneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 2009.
MARTINS, D S; ZILBERKNOP. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KUNSCH, M M K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Summus, 2003.
INFORMÁTICA BÁSICA
OBJETIVO: Utilizar os recursos de Informática como apoio às tarefas administrativas e aos projetos em Logística.
EMENTA: Visão geral sobre aplicativos de informática. Utilização de recursos avançados de planilhas eletrônicas (macros, funções, fórmulas, taxas, formulários, gráficos avançados e tabelas dinâmicas) e suas aplicações à Logística.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARLE, Marcel e BERTOLA, Danilo. Guia prático de Informática. Cronos, 2008.
CORREIA NETO, Jocildo Excel Para Profissionais de Finanças. CAMPUS, 2006.
SILVA, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. Erica, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALMEIDA, Jarbas Thaunahy Santos. Calculos Financeiros Com Excel e HP-12c. Visual Books, 2008.
GARCIA, Marcus. Informática aplicada a Negócios. SP: Brasport, 2005.
PEREIRA, M S A. Excel Para Contadores. IOB, 2009.
INGLÊS I
OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, textos curtos e descrições de produtos. Apresentar-se, fornecendo informações pessoais, cotidianas e corporativas. Descrever locais e pessoas. Preencher formulários com informações pessoais e profissionais. Dar e anotar recados. Utilizar números em contextos diversos para anotações de horários, datas e locais. Entender diferenças básicas de pronúncia. EMENTA: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Interchange Intro. Third Editon. Cambridge, LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. SP: Pearson, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HUGES, J. et al. Business Result: Elementary Student Book Pack. Oxford, NY: Oxford University Press, 2009. RICHARDS, Jack C. New Interchange: Student’s Book Intro. Third Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007. POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.
LOGÍSTICA
OBJETIVO:Conhecer o amplo campo de atuação do profissional de logística e o seu impacto nas organizações. Reconhecer o sistema logístico e a cadeia de suprimentos.
EMENTA: Introdução aos conceitos e definições básicas da logística; História e Objetivo da Logística; Áreas de Atuação: Compras, Armazenagem, Embalagem, Transporte e Tráfego, Gestão da Cadeia de Suprimentos; Logística e sua relação com o serviço ao cliente; Logística Internacional; Logística Reversa; Logística Enxuta.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BALLOU, R H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Bookman, 2006.
BERTAGLIA, P R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009.
BOWERSOX, Donald J, CLOSS, David J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.
CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: criando redes que agregam valor”. 2ª ed. Thomson Learning, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GURGEL, Floriano C.A. Logística Industrial. Atlas, 2000
LEITE, P R. Logística Reversa. Prentice Hall, 2009 PIRES, S R. Gestão da Cadeia de Suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. Atlas, 2004.
MÉTODOS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
OBJETIVO: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Identificar os elementos e etapas necessárias para o estudo produtivo; estabelecer um roteiro de estudo adequado às suas necessidades e objetivos; diferenciar os diversos tipos de leitura; elaborar diferentes análises; identificar as várias formas de conhecimento; reconhecer as características da ciência; desenvolver as diversas atividades acadêmicas; diferenciar os diversos tipos de pesquisa; compreender e aplicar o método científico; pensar e elaborar um projeto de pesquisa; estruturar metodologicamente uma monografia; utilizar as diversas técnicas de pesquisa; redigir textos de forma acadêmica.
EMENTA: O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, M M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. Atlas, 2009.
LAKATOS, Eva Maria et. al. Técnicas de Pesquisa. Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FARIA, A C; CUNHA, I; FELIPE, Y X. Manual Pratico para Elaboração de Monografias. Vozes, 2008.
LAKATOS, Eva Maria et. al. Metodologia do Trabalho Científico. Atlas, 2007
SILVA, J M; SILVEIRA, E S. Apresentaçâo de Trabalhos Academicos – Normas e Técnicas – Edição Atualizada de acordo com a ABNT. Vozes, 2007.
PROJETO INTERDISCIPLINAR I
OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar. EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.
2º Semestre
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
OBJETIVO: Utilizar conceitos fundamentais do cálculo e aplicar tais conceitos em situações reais aplicáveis ao dia a dia do profissional em Logística.
EMENTA: Derivadas, integral, intuição geométrica e física, equações diferenciais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BOULOS, P., Calculo Diferencial e Integral, Volume 1 + Pre-Calculo. Makron, 2006.
HAZZAN; MORETTIN; BUSSAB. Introduçao ao Calculo aara Administração, Economia. Saraiva, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BOULOS, P., ABUD, Z. I., Calculo Diferencial e Integral, Volume 2. Makron, 2002.
SPIEGEL, M. R., WREDE, R. C., Cálculo Avançado. 2a ed. Coleção SCHAUM Bookman, 2003.
CONTABILIDADE
OBJETIVO: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.
EMENTA: Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CRUZ, J A W.; ANDRICH, E G.; SCHIER, C U C. Contabilidade Introdutoria Descomplicada. Juruá, 2008.
LIMEIRA, A. SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N.. Contabilidade para executivos., 2008.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, S.. Curso de Contabilidade para não contadores. Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ABREU, Ari Ferreira de. Fundamentos de contabilidade: utilizando Excel. Saraiva, 2007.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. Atlas, 2008.
ESPANHOL I
OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de interagir – de forma simples – com as pessoas; perguntar e responder sobre si mesmo e sobre o que possui; produzir frases utilizadas em situações concretas e previstas; comentar sobre temas cotidianos.
EMENTA: Estudo das estruturas linguísticas através das habilidades léxicas, fonológicas e sintáticas. Desenvolvimento da competência comunicativa em nível básico, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola. Práticas de leitura e compreensão de textos específicos da área de atuação do profissional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MORENO, C; FERNÁNDEZ, G E. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
ARAGÓN, M C; GILI, Ó C y BARQUERO, B L. Pasaporte Ele. Niveles A1/A2/B1/B2. Colecciónes con 4 libros. Edelsa: Madrid, 2008.
SANTILLANA: dicionário para estudantes: Espanhol Português/ Português-Espanhol com CD-ROM. São Paulo: Moderna/ Santillana, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GONZÁLEZ, M. Socios 1: Curso de español orientado al mundo del trabajo. Libro del alumno (com CD-AUDIO). Nueva Edición. Madrid, Difusión, 2007.
PALOMINO, M. Á. Primer Plano 1. Libro del alumno (com CD-ROM). Madrid, Edelsa, 2000.
JUAN, O. En Equipo. es 1: curso de español de los negocios. Libro del Alumno. Madrid, Edinumen, 2002.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. Conjugar es fácil. Madrid, Edelsa, 2000.
SEÑAS: diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. São Paulo: Ática, 2001.
ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO
OBJETIVO: Propiciar ao aluno conceitos de estatística necessários para apoio à tomadas de decisões em operações logísticas.
EMENTA: Organização e apresentação de dados estatísticos; Representações gráficas de dados (Tipos de gráficos, Histogramas, Box-plot); Medidas Resumo (Medidas de posição e de dispersão); Análise Combinatória; Introdução à teoria de probabilidades; Probabilidade condicional e independência; Teorema de Bayes; Regressão Linear; Distribuições de probabilidades (Discretas e Contínuas), Principais Modelos Discretos (Uniforme discreto, Binomial, Poisson, Geométrico), Principais Modelos Contínuos (Uniforme Contínuo, Exponencial, Normal, t-Student, Qui-quadrado), Amostragem, Intervalos de Confiança, Testes de Hipóteses; Aplicações em Logística com uso de softwares (Solver, Lindo, etc.).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRUNI, A L. Estatistica Aplicada à Gestão Empresarial. Atlas, 2008.
KAZMIER, L J. Estatistica Aplicada à Administraçao e Economia. SCHAUM. Bookman, 2007.
LEVINE; BERENSON; STEPHAN. Estatística: Teoria e Aplicações – usando Microsoft Excel LTC, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DOANE, D P; SEWARD, L E. Estatistica Aplicada à Administração e à Economia. Mcgraw Hill, 2008.
LARSON, R.; FARBER, B. Estatística Aplicada. 2a ed. Pearson, 2004.
MAGALHÃES, M. N. e LIMA, A. C. P. Noções de probabilidade e Estatística. EDUSP, 2007.
MORETTIN, L. G. Estatística Básica – V. II Inferência. Makron, 2000.
MORETTIN, L. G. Estatística básica. – V. I Makron, 1999.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
OBJETIVO: Identificar, interagir e intervir em um sistema da qualidade, atendendo normas e requisitos nacionais e internacionais.
EMENTA: Conceitos e evolução da qualidade; Gestão da qualidade total; Ferramentas e Procedimentos da Qualidade; Estudo das principais normas; Custos da Qualidade; Indicadores de Qualidade; Controle Estatístico do Processo; Auditoria no sistema de Gestão; Programas de Melhoria da Qualidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
JURAN, J. M. A Qualidade desde o projeto. Thompson, 2009.
MARSHALL Jr., Isnard, et al. Gestão da Qualidade. FGV, 2008.
PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade. Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. Atlas: 2010.
ROTONDARO, R.G.; MIGUEL, P.A.C.; FERREIRA, J.J.A. Gestão da Qualidade. Campus, 2005.
VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total. Ed. Alínea, 2007.
INGLÊS II
OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais. Pedir e dar permissão. Falar sobre o trabalho. Fazer comparações. Falar sobre eventos passados. Atender a uma ligação telefônica e anotar recado. Compreender gráficos e tabelas. Redigir correspondências rotineiras. Extrair informações de textos técnicos específicos da área. Entender diferenças básicas de pronúncia. EMENTA: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: HUGES, J. et al. Business Result: Elementary Student Book Pack. Oxford, NY: Oxford University Press, 2009. LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. Pearson Brasil, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: IBBOTSON, M. et al. Business Start-up 1 Student’s Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. OXENDEN, C. et al. American English File: Student’s Book Starter. New York, NY: Oxford University Press, 2008. GODOY, S.M.B.; GONTOW, C.; MARCELINO, M. English Pronunciation for Brazilians. SP: Disal, 2006. DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice – English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
OBJETIVO: Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas.
EMENTA: Juros simples e compostos. Classificação das taxas de juros. Desconto de títulos. Índices financeiros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Uso de planilhas eletrônicas e calculadoras financeiras.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ASSAF NETO, A., Matemática Financeira e suas Aplicações. Atlas. 2008.
FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira com conceitos econômicos. Saraiva, 2009.
HUMMEL, P R V, PILÃO, N E.Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALMEIDA, Jarbas Thaunahy Santos. Calculos Financeiros Com Excel e HP-12c. Visual Books, 2008.
DI AUGUSTINI, C A e ZELMANOVITS, N. Matemática Aplicada a Gestão de Negócios. FGV, 2005.
MENDONÇA, Luis G. et. al. Matemática Financeira. FGV, 2007.
VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. Atlas, 2007.
MODALIDADE E INTERMODALIDADE
OBJETIVO: Compreender as principais características dos diferentes tipos de modal e da Intermodalidade. Pesquisar e propor soluções na área de transportes.
EMENTA: Conceito e histórico dos transportes. Os tipos de modalidade; diagnósticos e tendências; conceito de cargas; tipos de equipamentos utilizados; Incoterms; conceito de multimodalidade; transporte intermodal: características, terminais, redes intermodais, perspectivas e relações entre custos e nível de serviço.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NOVAES, A G. Logistica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Campus, 2007.
NOVAES, A. G, VALENTE, A M. Gerenciamento de Transporte e Frotas. Cengage Learning, 2008.
VALENTE, A. M. Qualidade e Produtividade nos Transportes. Cengage Learning, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Bookman, 2006.
PROJETO INTERDISCIPLINAR II
OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar. EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.
3º Semestre
ECONOMIA E FINANÇAS EMPRESARIAIS
OBJETIVO: Compreender as principais teorias econômicas para a elaboração de análise critica do comportamento das principais variáveis econômicas, das estruturas de mercado, da economia de empresa e dos aspectos financeiros, com vistas a uma participação proativa na tomada de decisão na gestão de negócios.
EMENTA: Conceitos de economia; microeconomia; macroeconomia; sistemas econômicos; relações econômicas internacionais; empresa e ambiente; formação de estratégias e avaliação econômica; função financeira na gestão; demonstrativos financeiros, melhoria dos resultados; avaliação e viabilidade de investimentos; análise de risco.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRUNI, A. L. Avaliação de investimentos. Atlas, 2008.
GREMAUD; VASCONCELLOS; TONETO Jr. Economia Brasileira Contemporânea. Atlas, 2008.
VASCONCELLOS, M.A.S.; GARCIA, M.E. Fundamento de Economia. Saraiva, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRUNSTEIN, I. Economia de empresas. Atlas, 2005.
DAMODARAN, A; NONNENMACHER, F. Gestão Estratégica do Risco Referência para Tomada de Riscos Empresariais. Bookman, 2009.
MATARAZZO, D.C. Análise Financeira de Balanços Abordagem Básica e Gerencial.Atlas, 2003.
OLIVEIRA, D. P. R. de. Manual de avaliação de empresas e negócios. Atlas, 2004.
ESPANHOL II
OBJETIVO: O aluno deverá realizar tramitações simples em estabelecimentos comerciais; transmitir informações básicas sobre ações cotidianas; descrever – de forma breve – aspectos habituais do ambiente de trabalho; descrever situações passadas.
EMENTA: Desenvolvimento da competência comunicativa em nível intermediário, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola. Capacidade de compreender e expressar-se – de forma simples – em uma negociação. Produção de textos simples e breves da área de atuação do profissional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MORENO, Concha, FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid, SGEL, 2007.
SANTILLANA: dicionário para estudantes: Espanhol Português/ Português-Espanhol com CD-ROM. São Paulo: Moderna/ Santillana, 2003.
SEÑAS: diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. São Paulo: Ática, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GONZÁLEZ, Marisa. Socios 1: Curso de español orientado al mundo del trabajo. Libro del alumno (com CD-AUDIO). Nueva Edición. Madrid, Difusión, 2007.
PALOMINO, María Ángeles. Primer Plano 2. Libro del alumno (com CD-ROM). Madrid, Edelsa, 2001.
ARAGÓN, Matilde Cerrolaza. Pasaporte. Nivel A2. Libro del alumno (com CD-AUDIO). Madrid, Edelsa, 2007.
JUAN, Olga. En Equipo.es 2: curso de español de los negocios. Libro del Alumno. Madrid, Edinumen, 2007.
Espanhol: dicionário de negócios. Português-Espanhol/Espanhol-Português. Brasil: SBS, 2001.
GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil. Madrid, Edelsa, 2000.
MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español. Madrid, Edelsa, tomos I y II, 2000.
GESTÃO DE EQUIPES
OBJETIVO: Entender os aspectos de gerência de pessoas em equipes de trabalho com foco em resultados. EMENTA: Clima e cultura organizacionais, a diversidade e a gestão socialmente responsável. Os principais sistemas voltados à gestão de pessoas e com pessoas. Análise de distúrbios que dificultam desempenho das pessoas em equipe. Avaliação das organizações com pessoal motivado. Melhores práticas de gestão de equipes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LENCIONI, P. Os 5 Desafios das Equipes. Campus, 2009.
NOVO, Damaris Vieira et. al. Liderança de Equipes. FGV, 2008.
REIS, A M V; BECKER JR., L C; TONET, H. Desenvolvimento de Equipes FGV, 2009.
ROMERO, S M. Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes. Alternativa – Poa, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BERGAMINI, Cecília W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: Psicologia do Comportamento Organizacional. 4ªed. Atlas:2005.
HANASHIRO, D. M. et. al. Gestão do Fator Humano Uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, 2008.
MACÊDO, I et. al. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. FGV, 2007.
VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. Atlas, 2009.
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
OBJETIVO: Apresentar e discutir conceitos fundamentais na área de produção, a estrutura de relações entre as várias sub-funções da área operacional.
EMENTA: Planejamento e estratégias das Operações Globais. Análise, projeto e desenvolvimento de processos. Conceitos, estrutura, técnicas, métodos e ferramentas da administração da produção. Localização e Arranjo físico. Estudos de caso.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R Gerenciamento de Operações e de Processos. Bookman, 2007.
MOREIRA, D A. Administração da Produção e Operações. Cengage, 2008.
CHASE, R B; JACOBS, F. R; SOUZA, T C F. Administraçao da Produção e de Operações. Bookman, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CORREA e CORREA. Administraçao de Produção e de Operações: Manufatura e Serviços. Atlas, 2006.
LEWIS, M; SLACK, N; OLIVEIRA, S (trad). Estrategia de Operações. Bookman, 2009.
PAIVA, E L; CARVALHO JR, J M; FENSTERSEIFER, J E. Estrategia de Produção e de Operações. Bookman, 2009.
RITZMAN; KAJEWSKI; MALHORTA. Administração da Produção e Operações O Essencial. Prentice Hall, 2009.
GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
OBJETIVO: Conhecer os aspectos da gestão tributária nas operações logísticas e compreender a importância do planejamento tributário.
EMENTA: Aspectos tributários. Carga tributária brasileira às operações praticadas pelo contribuinte. Operadores logísticos. Abordagens para a legislação fiscal e tributária. Estratégias fiscais no planejamento tributário. Custos tributários. Procedimentos fiscais atinentes ao ICMS e ao ISS. Estudo de casos práticos envolvendo a Logística no Brasil.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARLIN, E L B . Auditoria, Planejamento e Gestão Tributária. Juruá, 2008.
CASTRO, F A V; OLIVEIRA NETO, A M; SOUZA JR, A A L. Gestão e Planejamento de Tributos. FGV, 2008.
FERNANDES, E C. Impacto da Lei Nº 11.638/07 sobre os Tributos. Atlas, 2009. INGLÊS III OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade. Expressar opiniões e necessidades. Fazer solicitações. Descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais. Usar números para descrever preços, dados e gráficos. Compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área. Redigir cartas e e-mails comerciais simples. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua. EMENTA: Expansão da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MURPHY, R. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007. OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford University, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HUGES, J. et al. Business Result Business Result: Pre-Intermediate Student Book Pack. NY: Oxford University Press, 2009. RICHARDS, Jack C. New Interchange: Student’s Book 1. Third Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.
PESQUISA OPERACIONAL
OBJETIVO: Aplicar as ferramentas da pesquisa operacional para solução de problemas logísticos.
EMENTA: Fundamentos da Pesquisa Operacional; Modelos Lineares; Métodos de solução gráfica e algoritmo simplex; Aplicações de Programação Linear; Análise de Sensibilidade; Dualidade; Métodos computacionais e software de resolução e análise de problemas de programação linear; Teoria das Filas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional. LTC, 2009.
COLIN, C.C. Pesquisa Operacional 170 Aplicações em Estratégia, Finanças, Logística, Produção, Marketing e Vendas. LTC, 2007.
LACHTERMACHER, G. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. Prentice Hall, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARENALES; MORABITO; ARMENTANO.Pesquisa Operacional Modelagem e Algoritmos. Elsevier , 2006.
CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa Operacional: técnicas de otimização aplicadas. Atlas, 2004.
MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional Curso Introdutório. Thomson Pioneira, 2006.
PRADO, D. S. Teoria das Filas e da Simulação V2. INDG Belo Horizonte, 2004.
PROJETO INTERDISCIPLINAR III
OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar. EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.
4º Semestre
CUSTOS E TARIFAS LOGÍSTICAS
OBJETIVO: Compreender os principais conceitos de custos e sua importância no processo gerencial.
EMENTA: Conceitos e técnicas de apuração de custos; Custos como ferramenta de controle; Custos, volume e lucro; Custos Aplicados à Logística; Custos de Armazenagem e Movimentação; Custos de Transportes dos diversos Modais; Custos de Embalagens; Custos de Manutenção de Inventários; Custos Tributários; Formação do preço; A influência das Tarifas nos custos logísticos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BELFIORE, Patricia. Redução de Custos em Logística. Saint Paul: 2008.
FARIA, A C; COSTA, M F G. Gestão de Custos Logísticos. Atlas, 2005.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Atlas 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HORNGREN, C T; DATAR, S M; FOSTER, G. Contabilidade de Custos – Volumes 1 e 2. Pearson, 2004.
ROCHA, Paulo N.A.Logística e Aduana. 4ª. Ed. Aduaneiras, 2008.
ELETIVA I
OBJETIVO: Conhecer e aplicar conceitos e técnicas diversos dos regularmente oferecidos no curso.
EMENTA: Quatro aulas semanais em disciplina do rol de disciplinas listadas a seguir, ou em disciplina oferecida em outros cursos das Fatecs, condicionada à aprovação da Coordenação de Curso:
– Gestão de projetos logísticos;
– Gestão de tráfego urbano;
– Navegação interior e portos marítimos;
– Transporte de passageiros.
A coordenação de curso define semestralmente qual disciplina do rol será ofertada.
GESTÃO DE ESTOQUES
OBJETIVO: Saber da importância dos estoques nas empresas e como sua eficiência pode impactar no lucro da organização. Desenvolver as habilidades de tomada de decisão na gestão dos recursos materiais.
EMENTA: O papel dos estoques na empresa; tipos de estoque; custo dos estoques (calculo de lote econômico); classificação ABC dos estoques; Negociações em sistemas de suprimento organizacional; estoques de segurança; Nível de serviço e sua influencia nos estoques; sistemas de controle dos estoques.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
POZO, H. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Uma Abordagem Logística. Atlas 2008.
MARTINS, P. G.; ALT, P. R. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Saraiva, 2009..
WANKE, P. Gestão de estoques na cadeia de suprimentos: decisões e modelos quantitativos. Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de materiais. Elsevier, 2007.
INGLÊS IV
OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades. Preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone. Compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área. Redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua inglesa. EMENTA: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DUCKWORTH, M. Essential Business Grammar & Practice. – English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: OXENDEN, C. et al. American English File: Student’s Book 1. NY: Oxford University Press, 2008. IBBOTSON, M. et al. Business Start-up 2 Student’s Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
OBJETIVO: Compreender os aspectos estratégicos do Marketing e sua importância no processo decisório.
EMENTA: Evolução, Conceitos e tarefas da administração de marketing. Tipos de mercados. Captura de oportunidades. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica. Conexão com os clientes e comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Composto de Marketing. Gerenciamento de varejo, atacado e logística. Marketing de Serviços. Sistema de informação de marketing (SIM). Estratégias mercadológicas. Estudos de caso.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CZINKOTA, M. R.; RONKAINEN, I. A. Marketing internacional. Cengage, 2008.
HOLLEY, G J; SAUNDERS, J A; PIERCY, N F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Prentice-Hall, 2005.
KOTLER, P. Administração de marketing. Prentice Hall Brasil, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos. Atlas, 2006.
MALHOTRA, N. et al, Introdução à Pesquisa de Marketing. Prentice Hall, 2005.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing Volumes 1 e 2.. Atlas, 2005.
PALMER, Adrian. Introdução ao marketing: teoria e prática. Atica, 2006.
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO
OBJETIVO: Identificar oportunidades e aplicar ferramentas quantitativas de gestão para apoio à decisão nos processos logísticos.
EMENTA: Teoria dos grafos. Problemas de Transporte, programação de produção e pesquisa de caminho. Problema de Transbordo. Programação Inteira. Modelos não lineares: PERT-CPM; Teoria dos Jogos; Teoria e técnicas de decisão em cenários complexos. Análise de casos, aplicações informatizadas e utilização de softwares específicos para resolvê-los.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional, Métodos e Modelos Análise de Decisões. LTC, 2009.
GRAVES, R J. Metodos Quantitativos Aplicados à Intralogistica. IMAM, 2008.
TAVARES, J. M. Teoria dos Jogos, LTC, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BAZERMAN, M. H. Processo decisório, tradução da 5ª. Edição. Elsevier, 2004.
BOAVENTURA N., O. B. Grafos: Teoria, Modelo, Algoritmos. Edgar Blücher, 2006.
CAVANHA FILHO, A.O. Decisões financeiras ferramentas para logística. Qualitymark, 2003.
GOMES, L. F. A. M; ARAYA, M. C. G; CARIGNANO, C. Tomada de decisões em cenários complexos. Pioneira Thomson Learning, 2004.
LACHTERMACHER, G., Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. Campus-Elsevier, 2006.
SISTEMAS DE MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
OBJETIVO: Apresentar os equipamentos básicos, mecânicos e automáticos de movimentação e elevação de cargas e procedimentos de utilização e segurança.
EMENTA: Interpretação de desenho técnico; noções básicas de física (carga, velocidade, centro de gravidade); apresentação e seleção de sistemas, equipamentos e acessórios para elevação e movimentação (operação, acionamento e segurança).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MELOTTO, E. Acessorios para Transporte de Cargas (contenção). IMAM, 2009.
MOURA, R A Transportadores Continuos. IMAM, 2009.
MOURA, R A; BANZATO, J M. Equipamentos de Movimentaçao e Armazenagem. Série Manual de Logística, vol. 4. IMAM, 2000.
_____ Aplicações Práticas de Equipamentos de Movimentação Série Manual de Logística, vol. 5. IMAM, 2000.
RESNICK, R; HALLIDAY, D; WALKER, J. Fundamentos De Fisica, V.1 – Mecanica. LTC, 2009.
PROJETO INTERDISCIPLINAR IV
OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar. EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.
5º Semestre
EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
OBJETIVO: Compreender, analisar, projetar e gerenciar o processo de embalagem e unitização de cargas nos processos logísticos.
EMENTA: A embalagem e seu desenvolvimento histórico. Uso da embalagem por outros departamentos da empresa e a necessidade do planejamento. Tipos de embalagem e sua aplicação para os materiais. Cargas unitizadas: paletização, lingagem e estabilização de pilhas. Instruções de manuseio, instruções especiais e produtos perigosos. Uso dos contêineres e contentores. A embalagem e a logística, sistemas de proteção, marcações. Os custos da embalagem e seu controle, Normas de embalagem, Sistemas de codificação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GURGEL, Floriano do Amaral. Administração da Embalagem. Thomson Learning, 2007.
MESTRINER, FABIO . Gestao Estrategica de Embalagem.Prentice Hall Brasil , 2008.
MOURA; BANZATO Embalagem, Unitização e Conteinerização Série Manual de Logística V 3.IMAM, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Outros
GEIPOT- Manual de Unitização de Cargas para Exportação- 1984. Unitização de Cargas no Brasil- Estudos Básicos- Fase I- 1979.
ABNT- Conteiner, Carregamento, Movimentação e Fixação- NB-443- 1979.
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
OBJETIVO: Compreender a Cadeia de Suprimentos e seus conceitos. Utilizar ferramentas de reconhecimento, implantação e gerenciamento de uma Cadeia de Suprimentos.
EMENTA: Conceituação, fases de decisão, fluxo da cadeia e representação. Gestão e Modelos de parcerias e integração de processos. Alinhamento de decisões com planejamento estratégico. Gestão e previsão de demanda . Planejamento agregado e variabilidade previsível. Coordenação e informação – efeito “chicote”. Avaliação financeira das decisões em cadeias de suprimentos. Iniciativas e práticas facilitadoras da gestão de parcerias, medidas de desempenho . Estudos de casos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHOPRA, S; MEINDL, P. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Prentice Hall, 2003.
COOPER; BOWERSOX; CLOSS. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Campus, 2007.
PIRES, S R I. Gestão da Cadeia de Suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. Atlas, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FLEURY, P. F; WANKE, P; FIGUEIREDO, K .F. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. Atlas, 2004
SINCHI-LEVI, D. Cadeia de Suprimentos: Projeto e Gestão. 3ed.Bookman, 2010.
INGLÊS V
OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança. Fazer uso de estratégias argumentativas. Acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações. Redigir correspondência comercial em geral. Compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua, de forma a garantir a inteligibilidade nos contatos em ambiente profissional, tanto pessoalmente quanto ao telefone. EMENTA: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase escrita e na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: HUGES, J. et al. Business Result: Advanced Student Book Pack. NY: Oxford University Press, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: RICHARDS, J.C. New Interchange: Student’s Book 2. Third Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007. POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
OBJETIVO: Promover o desenvolvimento de competências necessárias à construção de negócios e discutir os impactos da inovação e empreendedorismo na logística. Elaborar um plano de negócio.
EMENTA: Fundamentos do Empreendedorismo e inovação. Conceitos de Inovação voltados à logística. Empreendedorismo e o Desenvolvimento Econômico. O Indivíduo Empreendedor. A Criação de Novas Empresas: Plano de Negócios e Formas de Financiamento dos Empreendimentos. O Empreendedorismo Coletivo: importância para as Pequenas Empresas. O Empreendedorismo Corporativo ou Intra-empreendedorismo. O ambiente e a Ação Empreendedora: influência dos aspectos sociais e culturais e o Papel do Estado. Promovendo Empreendimentos Inovadores. Conceitos de Inovação voltados para a logística. Utilização de software para desenvolvimento de plano de negócios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. Saraiva, 2008.
DORNELAS, J C A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Campus, 2008.
PORTER, M. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise da indústria e de concorrência. Campus, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRITTO; WEVER. Empreendedores brasileiros vivendo e aprendendo com grandes nomes. Campus, 2004.
DEGEN, Rd. O Empreendedor. Pearson, 2003.
DRUCKER. Inovação e espírito empreendedor Entrepreneurship Práticas Principi. Thomson Learning, 2001.
MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B; LAMPEL, J. Safári da Estratégia. Bookman, 2000.
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
OBJETIVO: Apresentar ferramentas e desenvolver habilidades de tomada de decisão que auxiliem na obtenção de maior eficiência na gestão de armazéns.
EMENTA: Dimensionamento e organização de um armazém; rotinas de trabalho no armazém; layout; sistema de classificação e identificação dos materiais; preparação das cargas; categoria de cargas; regulamentação de circulação; inventário; aspectos de segurança no armazém.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
HARA, C M. Logística: Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing. Alinea, 2005.
MOURA, R A. Armazenagem: do Recebimento a Expedição. IMAM, 2006
RODRIGUES, P R. Gestão Estratégica da Armazenagem.Aduaneiras, 2007.
PROJETO APLICADO À LOGÍSTICA
OBJETIVO: Elaborar o pré-projeto de pesquisa para a elaboração do trabalho de graduação.
EMENTA: Elaboração do pré-projeto do trabalho de graduação, sintetizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, dentro do rigor científico e conforme regulamento interno da Faculdade e as normas ABNT.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, M M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. Atlas, 2009.
BALLOU, R H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Bookman, 2006.
LAKATOS, Eva Maria et. al. Técnicas de Pesquisa. Atlas, 2008.
SIMULAÇÃO EM LOGÍSTICA
OBJETIVO: Modelar problemas e aplicar o ferramental de simulação discreta como instrumento de apoio à decisão com ênfase em sistemas logísticos.
EMENTA: Introdução à simulação; modelagem probabilística; aplicação de software de simulação; técnicas de representação e animação de modelos de simulação; projeto de simulação: coleta de dados, modelagem, testes e validação do modelo, elaboração de alternativas e cenários, análise de resultados, implementação. Dinâmica de sistemas; aplicação de software de dinâmica de sistemas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BATERMAN, R E; BOWDEN, R O; GOGG, T G. Simulação Otimizando os Sistemas. IMAM, 2002.
CHWIF, L; MEDINA, A C. Modelagem e Simulação de Eventos Discretos. Leonardo Chwif, 2007.
FREITAS. Introdução à modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em Arena. isual Books, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALTIOK,T. E MELAMED, B. Simulation Modeling and Analysis with Arena. Elsevier, 2007.
PROJETO INTERDISCIPLINAR V
OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar. EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.
6º Semestre
COMÉRCIO EXTERIOR E LOGÍSTICA
OBJETIVO: Conhecer e entender: o fenômeno da globalização dos mercados; Blocos Econômicos e os acordos internacionais relacionados; Macroeconomia do setor externo e de política e comércio exterior e os Principais procedimentos de importação e exportação.
EMENTA: Histórico e Conceitos. Teorias do Comércio Internacional. A globalização dos mercados, GATT, a OMC e Acordos antidumping. Blocos Econômicos. Macroeconomia do setor externo. Política e comércio exterior. Forças do mercado doméstico, vantagens comparativas e balança comercial. Crescimento do Setor Externo da Economia Brasileira. Política de Substituição de Importações. Comércio exterior no Brasil e Abertura Comercial Externa. Instrumentos de pagamento. Os bancos e o estado no comércio exterior. O financiamento no comércio exterior. Cotações internacionais. Contratos Comerciais Internacionais. Incoterms. Global Sourcing. Processos de Exportação e de Importação. Marketing Internacional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CIGNACCO, B R. Fundamentos de Comercio Internacional. Saraiva, 2008.
LOPES VAZQUEZ, J. Comércio exterior brasileiro. Atlas, 2007.
LUDOVICO, Nelson. Logística internacional: um enfoque em comércio exterior. Saraiva, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DIAS, R; RODRIGUES, W. Comercio Exterior: Teoria e Gestão. Atlas, 2008.
KEEDI, Samir. ABC do Comercio Exterior. Aduaneiras, 2007.
____________. Documentos no Comercio Exterior. Aduaneiras, 2009.
KRUGMAN, P.,Economia internacional. Makron, 2001.
MINERVINI, Nicola. O exportador. Prentice Hall, 2005.
SEGRE, German. Manual Prático de Comércio Exterior. Atlas, 2006.
VASCONCELLOS, M A Sl; LIMA, Ml; SILBER, S D. Gestão de negócios internacionais. Saraiva, 2006.
VAZQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro. Atlas, 2007.
Eletrônicos
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior [http://www.mdic.gov.br/]
Secretaria da Receita Federal do Brasil [http://www.receita.fazenda.gov.br/]
ELETIVA II
OBJETIVO: Conhecer e aplicar conceitos e técnicas diversos dos regularmente oferecidos no curso.
EMENTA: Duas aulas semanais em disciplina do rol de disciplinas listadas a seguir, ou em disciplina oferecida em outros cursos das Fatecs, condicionada à aprovação da Coordenação de Curso:
– Criatividade e Inovação Tecnológica;
– Mobilidade urbana;
– Projeto de rotas e Mapas – Sensoriamento remoto;
– Sociologia das Organizações;
– Transporte Aéreo.
GESTÃO DE TRANSPORTE DE CARGA E ROTEIRIZAÇÃO
OBJETIVO: Conceitos das tecnologias de gestão de frotas e elaboração de roteiros.
EMENTA: Gestão em operações de carregamento e despacho, recebimento, armazenagem, movimentação e transbordo de cargas, nos diversos modais de transporte. Segurança Patrimonial do transporte. Gestão e controle de frotas com uso de ferramentas informáticas (TMS). Técnicas de roteirização: conectividade, caminhos e ciclos, caminho mínimo, caminho de custo mínimo, problemas de caminhos, restrições ou condicionantes. Fluxos em redes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NOVAES, A G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição.Elsevier, 2007.
VALENTE, A M; PASSAGLIA, E; NOVAES, A G. Gerenciamento de Transporte e Frotas Cengage, 2008. VALENTE, A M; PASSAGLIA, E; SANTOS, S. Qualidade e Produtividade nos Transportes. Cengage, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAIXETA-FILHO, J V. Gestão Logistica do Transporte de Cargas Atlas, 2002.
CAIXETA-FILHO, J V; GAMEIRO, A H. Sistemas de Gerenciamento de Transportes. Atlas, 2001.
BALLOU, R. H. L Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. Bookman, 2006.
_________.Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. Atlas, 1993.
BELFIORE, Patricia. Redução de Custos em Logística, 1ª.ed. Saint Paul: 2008.
SILVEIRA, Marcio Rogerio. Estradas de Ferro no Brasil. Interciencia, 2007.
TANIGUCHI, E; THOMPSON, R G. Recent Advances In City Logistics. Elsevier Science, 2006.
INGLÊS VI
OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva. Aperfeiçoar as estratégias argumentativas, participar de reuniões e apresentações orais simples. Interagir em contextos de socialização e entretenimento. Redigir textos técnicos e acadêmicos. Compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua, de forma a garantir a inteligibilidade e a fluência nos contatos em ambiente profissional, tanto pessoalmente quanto ao telefone. EMENTA: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 5 . Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: RICHARDS, J.C. New Interchange: Student’s Book 3. Third Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: OXENDEN, C. et al. American English File: Student’s Book 2. NY: Oxford University Press, 2008. MURPHY, R. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007. POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Business. Curitiba, 2007.
TECNOLOGIA DE TRANSPORTES
OBJETIVO: Compreender as principais tecnologias utilizadas em trânsito e transporte. Propor soluções tecnológicas para problemas logísticos.
EMENTA: Introdução à engenharia de tráfego. Fluxos de veículos e seu controle. Capacidade e nível de serviço em rodovias; Veículos e suas características. Mecânica da locomoção de veículos ferroviários e rodoviários. Tecnologias aplicadas à gestão do transito e transporte.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
PORTUGAL, L S. Simulação de Trafego Conceito e Técnicas de Modelagem. Interciencia, 2005.
HOEL, L G; GARBER N J A. Highway & Traffic Engineering. Cengage Learning International, 2009.
KERNER, B S. Introduction To Modern Traffic Flow Theory And Control -The Long Road To Three-Phase Traffic Theory. Springer Verlag, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
VASCONCELLOS, Eduardo. Transporte Urbano Nos Países Em Desenvolvimento. ANNABLUME (2000).
Outros
DENATRAN. Noções de Engenharia de Tráfego. Brasília: Ministério da Justiça, 1978.
SETTI, J .R. e WIDMER, J. A. Tecnologia de Transportes. Publicação 048/05. EESC/USP, 1994.
TRANSPORTES DE CARGAS ESPECIAIS
OBJETIVO: Capacitar para a gestão da expedição (embalagem), do recebimento, da armazenagem, da movimentação e do transbordo de cargas perigosas, indivisíveis e especiais, considerando as suas diversas classes e subclasses, nos diversos modais de transporte.
EMENTA: Classificação, definição e identificação das classes e sub-classes dos produtos químicos perigosos; Números ONU e nomes apropriados para embarque; precedência das características de risco; prescrições de serviços e manuseio para cada classe e também relativas ao transportes em rodovias e ferrovias. Conhecimentos sobre os procedimentos de auxílio disponíveis para serem acionados em caso de acidente, CETEST, ABQUIM. Apresentar a Resolução 420 (2004); Curso MOPP; Convenção da Basiléia; NBR 7500 (2005); Lei sobre Crimes Ambientais (No.9605); Lei para Transporte de Cargas Indivisíveis, no. 2264/81; Código de Defesa de Consumidor 8.078/90; Convenção 170/17 OIT; ABNT 13221 (sangue e órgãos).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CAIXETA-FILHO, J V. Gestão Logistica do Transporte de Cargas Atlas, 2002.
VIEIRA, G B. B. Transporte Internacional de Cargas. Aduaneiras, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Eletrônicos
Diário Oficial da União – Seção 1, Suplemento n° 103 – Resolução Nº 420, de 12/02/2004 – Aprova as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. (http://antt.gov.br/resoluções/resoluções.asp).
Exemplo de ficha para transporte de cargas especiais:
http://www.carbocloro.com.br/produtos/arquivos/fispq_acido_cloridrico%20.pdf
LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL: http://www.cetesb.sp.gov.br/
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGISTICA
OBJETIVO: Conhecer a interação entre Administração, Sistemas e Tecnologias da Informação. Ser capaz de solucionar problemas e sugerir melhorias para a área de Logística por meio da tecnologia e sistemas de informação.Ser capaz de utilizar softwares para Logística.
EMENTA: Conceitos gerais: dados, conhecimento, informação e processo. Fundamentos de sistemas e tecnologias da informação: SI e TI. Gestão estratégica da informação. Sistemas de negócios aplicados à logística: ERP, SAD, WMS, TMS, LIS, GIS dentre outros. Características, arquitetura e aspectos tecnológicos envolvidos no e-commerce e e-business. Tecnologia da informação aplicada à logística: roteirizadores, GPR, EDI, ECR, RFID, dentre outros. Inovações em tecnologia da informação. Estudos de caso de aplicação de SI ou TI em Logística.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LAUDON, Keneth, LAUDON, Jane P. Sistemas de Informações Gerenciais. 7 ed. Pearson, 2007.
BENTES, A. TI Update – A Tecnologia da Informação nas Grandes Empresas. Brasport, 2008.
TURBAN, E; POTTER, R; RAINER JR, R K. Introdução a Sistemas de Informação.Campus, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MANÂS, Antonio Vico. Administração de Sistema de Informação. 7 ed. Érica, 2007.
PROJETO INTERDISCIPLINAR VI
OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma não obrigatoriamente presencial, um projeto interdisciplinar com foco no Trabalho de Graduação. EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no curso e possa ser utilizado como base para a redação do Trabalho de Graduação. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – CARGA de 240 horas, além das 2400 horas.
OBJETIVO: Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem. Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado com oportunidades para o estudante de conhecer as organizações e saber como elas funcionam. Incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores. Promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade e servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação. Propiciar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do estudante.
BIBLIOGRAFIA:
OLIVO, S; LIMA, M C. Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. Thomson Pioneira, 2006.
TRABALHO DE GRADUAÇÃO – CARGA de 160 horas, além das 2400 horas.
OBJETIVO: Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso
EMENTA: O estudante elaborará, sob a orientação de um professor orientador, um Trabalho de Graduação cujo tema já foi definido anteriormente e apresentará o trabalho perante uma banca examinadora.
BIBLIOGRAFIA:
MARTINS Junior, Joaquim. Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. Vozes, 2008.
MENDES, G; TACHIZAWA, T. Como fazer monografia na pratica. FGV, 2008.
SCHLITTLER, Jose Maria Martins. Como fazer monografias. Servanda, 2008.