COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Aulas Semestrais: 80 horas aulas.
Objetivo: Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial, desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Bibliografia Básica:
ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antônio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LEDUR, Paulo Flávio. Manual de Redação Oficial. São Paulo: Saraiva, 2016.
ZANOTELLO, Simone. Manual de Redação, Análise e Interpretação de Digitais de Licitação, 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2008. ISBN: 9788502144644 <DIGITAL>
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Portaria nº 91, de 4 de dezembro de 2002. Manual de Redação da Presidência da República. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm> Acesso em 30 de março de 2015.
BRASÍLIA. Decreto nº 4.176, de 28 de março de 2002. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4176.htm Acesso em 30 de março de 2015.
FIGUEIREDO, Adriana. Gramática comentada com interpretação de textos para concursos, 4ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ISBN: 9788502627864 (DIGITAL).
KAPARI, Adalberto J. Redação Oficial: Normas e Modelos. 19. ed. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2016.
MATEMÁTICA
Aulas Semestrais: 80 horas aulas.
Objetivo: Compreender e aplicar os conceitos da matemática básica por meio de suas operações aritméticas, algébricas e geométricas, dos ensinos básico, fundamental e Médio, que subsidiarão as demais disciplinas do curso
Ementa: Noções sobre Conjuntos Numéricos; Operações com os números racionais na forma fracionária e decimal; Cálculos de Porcentagem; Potenciação e Radiciação; Operações Algébricas como Polinômios, Fatoração e Produtos Notáveis; Equações e Inequações com representação algébricas e Gráficas do 1º e 2º graus, Logaritmos; Funções do 1º e 2º graus, logarítmicas e Progressões Aritméticas e Geométricas.
Bibliografia Básica:
WAITS, B K; FOLEY, G D; DEMANA, F. Pré-Cálculo. Addison Wesley Brasil, 2008;
BOULOS, P. Pré-Cálculo. 1 ed. São Paulo; Makron Books, 2006.
IEZZI, GELSON; et al. Matemática – volume único. 5 eds. São Paulo: Saraiva, 2011.
Bibliografia Complementar:
MORETIN, P. A.; HAZZAN, S.; BUSSAB, W.O.; Introdução ao Cálculo para Administração, Contabilidade e Economia, ed. Saraiva, 1ª. ed, 2009.
SILVA, F. C. M., ABRÃO, M., Matemática básica para decisões administrativas, ed. Atlas, 2ª.ed., 2008.
INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO – CH 40 horas
Objetivo: Utilizar os recursos básicos de Informática como apoio às tarefas administrativas e desenvolver em laboratório exercícios para a Gestão empresarial.
Ementa: Introdução à informática. Sistema operacional. Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Programa de Apresentação; Internet. Prática de laboratório: exercícios destinados à Gestão empresarial.
Bibliografia Básica:
CORREIA NETO, J. Excel Para Profissionais de Finanças. 3ª Edição. Campus, 2014.
SANTOS, Aldemar de Araújo. Informática na Empresa. 6ª Edição. Editora Atlas, 2015.
MARTELLI, Richard. Office 2016 Para Aprendizagem Comercial. 1ª Edição. Editora Senac, 2016.
Bibliografia Complementar:
FERREIRA, Maria Cecília. Excel 2016. Prático e Inovador com Dashboard, Mapas 3D e Macros. 1ª Edição. Editora Érica, 2017.
PEREIRA, M S A. Excel Para Contadores. 8ª Edição. IOB, 2015.
MÉTODOS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Aulas Semestrais: 40 horas aulas.
Objetivo: Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.
Ementa: O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.
Bibliografia Básica:
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed.-São Paulo: Atlas, 2017.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Ed. Cortez, 2017.
Bibliografia Complementar:
FERNANDEZ, B. P. M. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Saraiva, 2012.
FLICK, Uwe. Uma Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GASKELL, George & BAUER, Martin. W. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Trad.de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, R.J: Vozes, 2002.
Vergara, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2015. <DIGITAL>
CONTABILIDADE
Aulas Semestrais: 40 horas aulas.
Objetivo: Entender o processo contábil, seus relatórios, analisar e utilizar as demonstrações contábeis/financeira como instrumento de gestão. Conhecer normas contábeis brasileiras para a adequação ao padrão contábil internacional IFRS
Ementa: Introdução à contabilidade, à mecânica e ao raciocínio contábil. Patrimônio e suas situações líquidas. Planos de contas. Método das partidas dobradas. Eventos permutativos, contas e demonstrativos patrimoniais. Eventos modificativos, contas e demonstrativos de resultados. Receitas e despesas. Conceitos de custo e de orçamento. Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Custeio por absorção e custos para decisão. Cálculo do desgaste dos ativos, depreciação, amortização e exaustão. Provisões e distribuição de resultados. Balanço patrimonial e demonstrativo de resultados do exercício. Análise de Balanços. Adequação do padrão contábil brasileiro ao I.F.R.S. Postulados, princípios e convenções contábeis
Bibliografia Básica:
IUDICIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores: para as áreas de administração, economia, direito e engenharia. 7ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial, Planejamento e Controle Gerencial, 5ª ed. Atlas. 2009.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. – 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Bibliografia Complementar:
CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
DUTRA, Rene Gomes. Custos uma Abordagem Prática. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP. Diversos autores. Contabilidade Introdutória. Livro de exercícios, 11ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
NEVES, Silvério das. VICECONTI, Paulo. Contabilidade Básica. 15ª Edição. São Paulo: Saraiva. 2012.
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Aulas Semestrais: 80 horas aulas
Objetivo: Entender as diferentes estruturas organizacionais, considerando sua área de formação; analisar os processos organizacionais e propor soluções.
Ementa: Abordagem básica do Pensamento Administrativo: teorias clássicas da administração até teoria dos sistemas. As Organizações e suas Estruturas: conceito de organização, estruturas organizacionais tradicionais e inovativas com organogramas. Funções do administrador. Processos principais e de apoio, fluxograma, ferramentas e indicadores de desempenho. Estudo de Caso.
Bibliografia Básica:
ARAUJO, L. C. G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia: Volumes 1 e 2. 5.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
CHIAVENATTO, I. Introdução à teoria geral da administração: E compacta. São Paulo: Editora Manole, 2014.
BATEMAN, T.A., SNELL, S.A. Administração: novo cenário competitivo. 2ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Bibliografia Complementar:
CARAVANTES, G. R. Administração: teorias e processos. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
DAFT, R. L. Organizações: teorias e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
GARETH, M., Imagens de organização. Edição Executiva. 2ed. São Paulo: Atlas 2002.
MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2007.
INGLÊS I
Aulas Semanais: 40 horas aulas
Objetivo: compreender e produzir textos simples orais e escritos; apresentar-se e fornecer informações pessoais e coorporativas, descrever áreas de atuação de empresas; anotar horários, datas e locais; reconhecer a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua; fazer uso de estratégias de leitura e de compreensão oral para entender o assunto tratado em textos orais e escritos da sua área de atuação.
Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções comunicativas e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
Bibliografia Básica:
HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2012.
IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
Bibliografia Complementar:
BARNARD, R., CADY, J., DUCKWORTH, M., TREW, G. Business Venture: Student book 1 with practice for the TOEIC test. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CARTER, Ronald.; NUNAN, David. Teaching English to Speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
COTTON, David et at. Market Leader: Elementary. Student’s Book with Multi-Rom. 3rd Edition. Pearson Education, Longman, 2012.
LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
PROJETO INTEGRADOR I – conforme outros componentes
Aulas Semanais: 80 horas aulas
Objetivo: Elaborar analisar um setor da empresa propondo melhorias, intervenção e eficiência organizacional, desenvolver o plano operacional, realizar definição de responsabilidade
Ementa: O projeto integrador deverá ter por finalidade solucionar um problema, orientar mudanças, analisar a possibilidade de melhoria, avaliar os problemas, definição de responsabilidade com o intuito de apresentar resposta. Utiliza-se a metodologia ativa baseada em problemas ou projetos (PBL).
Bibliografia Básica:
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as Melhores Práticas. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2011. <BV>
PIMENTA, Roberto C.; THIRY-CHERQUES, Hermano R. Gestão de Programas e Projetos Públicos. São Paulo: FGV, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Bibliografia Complementar:
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009
GRAY, Clifford F.; LARSON, Erik W. Gerenciamento de Projetos. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed.-São Paulo: Atlas, 2017.
SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO
Aulas Semestrais: 80 horas aulas
Objetivo: Compreender e aplicar os conceitos de Estatística necessários para a descrição, organização e análise de dados, no apoio à tomada de decisão na área de estudo.
Ementa: Conceitos básicos da Estatística; Distribuição de Frequência; Representação Gráfica e Tabular; Medidas de posição; Medidas de Dispersão; Noções de probabilidade; Distribuições de probabilidade; Correlação e Regressão.
Bibliografia Básica:
DOANE, David P.; SEWARD, Lori E Estatística Aplicada à Administração e Economia. Porto Alegre: AMGH, 2014.
LEVINE, D. M.; et al. Estatística – Teoria e Aplicações usando o Microsoft Excel. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
SPIEGEL, Murray R.; STEPHENS, Larry J. Estatística. São Paulo: Bookman, 2009.
Bibliografia Complementar:
BORNIA, A. C.; BARBETTA, P. A.; REIS, M. M. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática. São Paulo: Atlas, 2008.
BRUNI, A. L. Estatística Aplicada à Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, G. A. Estatística Geral e Aplicada. São Paulo: Atlas, 2010.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aulas Semestrais: 80 horas aulas
Objetivo: Despertar a atenção para a relevância da gestão de pessoas nos novos contextos organizacionais e propiciar uma melhor compreensão sobre as relações interpessoais e o comportamento dos grupos e das lideranças nas organizações. Fornecer ao discente as bases do comportamento humano, visando à aquisição de competências e habilidades humanas, necessárias para o gerenciamento de pessoas.
Ementa: O estudo do comportamento humano nas organizações. Percepção, personalidade, atitude e comportamento do indivíduo. Formação de grupos e trabalho em equipe. Cultura Organizacional. Poder, comprometimento, estrutura e tecnologia. Motivação. Liderança e tomada de decisão. Processos e tipos de liderança. Mudança Organizacional. Diversidade Cultural. Inteligência Emocional. Dominância Cerebral.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Elsevier, 2014.
HITT, Michael A.; MILLER, C. Chet; COLELLA, Adrienne. Comportamento Organizacional. 3ª.ed. São Paulo: Manole, 2013. <BV>
KINICKI, A.; KREITNER, R. Comportamento organizacional. McGraw-Hill, 2006.
Bibliografia Complementar:
FRANÇA, A. C. L. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. Saraiva, 2013.
ROBBINS. S. P., Fundamentos do comportamento organizacional. 12ª. ed. Pearson Prentice Hall, 2014.
ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva. 2014.
ECONOMIA
Aulas Semestrais: 80 horas aulas.
Objetivo: Desenvolver uma visão global da Economia por meio de conhecimentos básicos que permitam uma compreensão das atividades econômicas nacionais e internacionais.
Ementa: Introdução à economia e ao pensamento econômico. Conceitos básicos. Noções de Microeconomia. Funcionamento do mercado. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica. Atividade econômica, teoria da determinação da renda e do produto nacional. Introdução à teoria monetária e inflação. Balanços de pagamentos e taxas de câmbio. Sistema Monetário, Bancos Comerciais e Banco Central, Integração do Sistema Econômico.
Bibliografia básica:
NEVES, Silvério das. Introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 2012.
RIANI, Flávio. Economia do setor público: uma abordagem introdutória. 5.ed. LTC, 2009. <DIGITAL>
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2012.
Bibliografia Complementar:
DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley; STARTZ, Richard. Macroeconomia. 10.ed. São Paulo: AMGH, 2011. <DIGITAL>
MERICO, Luiz Fernando Krieger. Economia e sustentabilidade: o que é e como se faz. S P: Loyola, 2009.
PINHO, D. B.; VASCONCELOS, M. A. S. de. Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2004
SAMUELSON, Paul A.; NORDHAUS, Willian D. Economia. 19. ed. São Paulo: AMGH, 2012.
GESTÃO DE PESSOAS
Aulas Semestrais: 80 horas aulas.
Objetivos: Entender as principais práticas de recursos humanos no contexto da administração pública. Compreender alguns aspectos relacionados ao comportamento humano e social nas organizações.
Ementa: Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Gestão por competências.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 4ª. ed. São Paulo: Manole, 2014.
MARRAS, Jean-Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2016 <BV>
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 15ª. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. 2ª. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017.
Bibliografia Complementar:
HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon (Orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, Antonio C.A. Recursos Humanos: estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. São Paulo: LTC, 2014.
TEIXEIRA, Gilnei et. al. Gestão Estratégica de Pessoas. FGV, 2010.
INGLÊS II
Aulas Semanais: 40 horas aulas
Objetivos: compreender e produzir textos orais e escritos; fazer pedidos (pessoais ou profissionais), descrever rotina de trabalho, atender telefonemas, dar e anotar recados simples ao telefone, redigir notas e mensagens simples; reconhecer a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua, fazer uso de estratégias de leitura e compreensão oral para entender pontos principais de textos orais e escritos da sua área de atuação.
Ementa: Apropriação de estratégias de aprendizagem (estratégias de leitura, de compreensão e de produção oral e escrita) e repertório relativo a funções comunicativas e estruturas linguísticas apresentadas na disciplina anterior com o intuito de utilizar essas habilidades nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
Bibliografia Básica:
HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2012.
IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
Bibliografia Complementar:
BARNARD, R., CADY, J., DUCKWORTH, M., TREW, G. Business Venture: Student book 1 with practice for the TOEIC test. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CARTER, Ronald.; NUNAN, David. Teaching English to Speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
COTTON, David et at. Market Leader: Elementary. Student’s Book with Multi-Rom. 3rd Edition. Pearson Education, Longman, 2012.
LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
ESPANHOL I
Aulas Semanais: 40 horas aulas
Objetivos: O aluno deverá ser capaz de interagir – utilizando estruturas básicas da língua-meta – em espaços profissionais e pessoais; perguntar e responder sobre si mesmo e sobre a vida cotidiana; produzir frases utilizadas em situações concretas e previstas, bem como aproximá-lo de várias culturas; utilizar a língua estrangeira em situações básicas de comunicação.
Ementa: Introdução ao processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola sendo contempladas as habilidades de produção e compreensão oral e escrita. Abordagem de situações profissionais específicas, ademais dos aspectos socioculturais e variedades da Língua Espanhola.
Bibliografia Básica:
ARRESE, F. MARIN. Vente 1. Edelsa, 2014.
MORENO, Concha; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
PRADA, M. de; MARCÉ, P. Entorno Laboral – A1 A2, Edelsa. 2013.
Bibliografia Complementar:
GARCÍA, Ana María Brenes; LAUTERBOM, Wanda. La comunicación informal en los negocios. España: Arco Libros, 2002.
JUAN, Olga. En Equipo.es 1: curso de español de los negocios. Madrid, Edinumen, 2002.
FLAVIÁN, E. & FERNÁNDEZ, I. G. E. Minidicionário Espanhol-Português/ Português-Espanhol. São Paulo: Ática, 2005.
GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar verbos de España y de América. Madrid: Edelsa, 2011.
PROJETO INTEGRADOR II – conforme outros componentes
Aulas Semanais: 80 horas aulas
Objetivo: Elaborar pesquisa de Clima Organizacional
Ementa: O projeto integrador deverá ter por finalidade solucionar um problema, orientar mudanças, analisar a possibilidade de melhoria, avaliar clima organizacional, com o intuito de apresentar um panorama da empresa. Utiliza-se a metodologia ativa baseada em problemas ou projetos (PBL).
Bibliografia Básica:
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as Melhores Práticas. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2011. <BV>
PIMENTA, Roberto C.; THIRY-CHERQUES, Hermano R. Gestão de Programas e Projetos Públicos. São Paulo: FGV, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Bibliografia Complementar:
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009
GRAY, Clifford F.; LARSON, Erik W. Gerenciamento de Projetos. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed.-São Paulo: Atlas, 2017.
SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
GESTÃO DE PROCESSOS
Aulas Semestrais: 80 horas aulas.
Objetivo: Desenvolver a capacidade analítica e prescritiva dos alunos para que possam compreender na prática a utilidade e aplicabilidade dos instrumentos de sistematização de processos no âmbito da automação.
Ementa: Mudanças organizacionais; Orientação a Processos; Gestão de Processos; Planejamento dos Processos: Mapeamento; Normas e Procedimentos; Registros da Qualidade; Infraestrutura de Suporte; Indicadores. Técnicas de levantamento de dados: instrumento de levantamento de informações e análise organizacional. Racionalização: métodos e ferramentas de gestão. Padronização.
Bibliografia Básica:
BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: Gestão de Processos de Negócio. Porto Alegre Bookman, 2013.
SORDI, J. O. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. (Org.) Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). São Paulo: Grupo GEN, 2015. <DIGITAL>
Bibliografia Complementar:
DIAS, S. V. S. Auditoria de Processos Organizacionais: Teoria, Finalidade, Metodologia de Trabalho e Resultados Esperados, 4ª ed. 8/2015 São Paulo: Atlas, 2015.
TACHIZAWA, Takeshy; SCAICO, Oswaldo. Organização flexível: qualidade na gestão por processos. 2.ed. São Paulo: Grupo GEN, 2006. <DIGITAL>
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Aulas Semestrais: 40 horas aulas.
Objetivo: Reconhecer e saber utilizar em tomada de decisão conhecimentos sobre: juros simples, juros compostos, efetuar os procedimentos para realizar a operação de desconto de títulos e utilizar essa operação como uma das formas de obter capital, efetuar cálculos sobre rendas (formação de capital e amortização de financiamentos), avaliar os custos de um financiamento, efetuar cálculos financeiros para aquisição e substituição de equipamentos, efetuar cálculos de depreciação de equipamentos, efetuar cálculos cambiais, analisar as possibilidades e conveniências de aplicações no mercado financeiro
Ementa: Porcentagens – Aplicações Comerciais, Conceito de Juros – Mercado Perfeito de Capitais, Juros Compostos – Taxas Equivalentes, Capitalização, Amortização e Métodos de Equivalência para Seleção de Alternativas, Operações de Desconto de Títulos: Desconto Comercial e Desconto Racional, Custo Anual, Taxa Interna de Retorno, Depreciação, Substituição de Equipamentos, Leasing, Compra de Equipamentos
Bibliografia básica:
GUSTAVO H. W. A. Matemática Financeira – Princípios e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2015
SAMUEL H., Pompeo J.N . Matemática financeira. São Paulo: Saraiva, 2014
VERAS, L. L. Matemática financeira: uso de calculadoras financeiras, aplicações ao mercado financeiro, introdução à engenharia econômica, 300 exercícios resolvidos e propostos com respostas, 6ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2012.
Bibliografia complementar:
AZEVEDO Gustavo Henrique W. de. Matemática Financeira – Princípios e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2015.
HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial, 11ª edição, São Paulo: Grupo GEN, 2013.
VERAS, Lília Ladeira. Matemática aplicada à economia: sínteses da teoria – mais de 300 exercícios resolvidos e propostos com respostas. 3ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 1999. <DIGITAL>
TOSI, Armando José. Matemática financeira com ênfase em produtos bancários, 3ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2009. <DIGITAL>
GESTÃO DE MARKETING
Aulas Semestrais: 80 horas aulas.
Objetivo: Conhecer os elementos básicos e os conceitos principais de Marketing
Ementa: Conceito de Marketing. Abordagens: Clássica e Contemporânea. Os Ambientes de Marketing. Elementos e gestão do composto de marketing. Gestão das Marcas. Canais de marketing. Marketing de serviços. Marketing digital. Comportamento do Consumidor. Interface do marketing com as outras áreas da organização
Bibliografia Básica:
CASAS, Alexandre Luzzi Las. Diferenciação e Inovação em Marketing. Saraiva, 2013.
HOLLEY, G J; SAUNDERS, J A; PIERCY, N F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Prentice-Hall, 2010.
KARTAJAYA, Hermawan; KOTLER, Philip; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Campus – RJ, 2010.
Bibliografia Complementar:
PIPKIN, Alex. MarketinG Internacional uma abordagem estratégica. Aduaneiras, 2012.
KOTLER, P. Administração de marketing. Prentice Hall Brasil, 2006.
CZINKOTA, M. R.; RONKAINEN, I. A. Marketing internacional. Cengage, 2008.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos. Atlas, 2009.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES – CH 40 horas
Objetivo: Conhecer os principais sistemas de informações da organização e identificar usuários e componentes. Correlacionar a importância dos sistemas de informações com a estratégia organizacional e a tomada de decisões.
Ementa: A empresa na Era da Informação. Vantagem competitiva. Solução de problemas com Sistemas de Informação. Impacto e Segurança na Implementação de Sistemas de Informação. Sistemas empresariais Básicos. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informações Executivas. Sistemas Inteligentes nos negócios. Negócios Eletrônicos. Tecnologias Atuais em Sistemas de Informação.
Bibliografia Básica:
LAUDON, K C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 11ª Edição. Editora Pearson, 2014.
Rainer Jr., R. Kelly; Cegielski, Casey G. Introdução a Sistemas de Informação: Apoiando e Transformando Negócios na Era da Mobilidade. 5ª Edição. Editora Elsevier, 2015.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas de Informações Gerenciais: Estratégicas – Táticas – Operacionais. 17ª Edição. Editora Atlas, 2018.
Eleuterio, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. 1ª Edição. Editora InterSaberes, 2015.
Bibliografia Complementar:
Rezende, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática. 5ª Edição. Editora Atlas, 2016.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George. Princípios de Sistemas de Informação. 3ª Edição. Editora Cengage Learning, 2015.
DIREITO EMPRESARIAL
Carga Horária: 80 HORAS
Objetivo: Identificar e interpretar os principais conceitos do direito; compreender a terminologia jurídica; Compreender os principais instrumentos jurídicos, tais como contratos sociais, minutas de contratos, e legislação em geral; identificar os riscos jurídicos das operações empresariais.
Ementa: A ciência do Direito; Fundamentos do Direito: normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; noções do direito constitucional; noções do direito administrativo; noções de direito tributário; noções do direito civil; noções de direito do trabalho e previdenciário. Direito Empresarial; escrituração, estabelecimento, a atividade da pessoa do empresário; as sociedades comerciais; as micro-empresas; Lei de falência; Lei das S.A., títulos de créditos, propriedade industrial, Código de Defesa do Consumidor.
Bibliografia Básica:
FAZZIO JUNIOR, Waldo. Manual de Direito Comercial. Atlas, 2018.
MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. Saraiva, 2018.
NIARADI, George. Direito Empresarial para administradores. Pearson, 2009.
Bibliografia Complementar:
COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário. Saraiva, 2017.
DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. Forense, 2018.
FUHRER, Maximilianus Claudio Américo. Resumo de Direito Comercial e Empresarial. Malheiros, 2007.
NERY JUNIOR, Nelson. Código Civill Comentado. Editora Revista dos Tribunais, 2016.
ESPANHOL II
Aulas Semestrais: 40 horas aulas.
Objetivo: Dar informações pessoais (fazer perguntas simples e responder sobre a vida cotidiana), falar sobre preferências e planos para o futuro, dar informações profissionais, descrever habilidades e responsabilidades (fazer perguntas simples e responder num contexto empresarial), usar números em contextos de compras, fazer comparações, fazer agendamentos, lidar com problemas e negociar soluções, pedir e dar permissão, agendar e gerenciar compromissos, extrair informações de textos técnicos específicos da área, entender diferenças de pronúncia
Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua espanhola.
Bibliografia Básica:
DIAS, Luzia Schalkoski. Gramática y vocabulario: desde la teoría hacia la práctica en el aula de ELE. Ed. Intersaberes, 2013.
MARTINEZ, Ron; SCHUMACHER, Cristina; ZARZA, Victor. Como Dizer Tudo em Espanhol nos Negócios. Grupo GEN, 2015.
SIERRA, Teresa Vargas. Espanhol para negócios. Ed. Intersaberes, 2014.
Bibliografia Complementar:
ARRESE, F. MARIN. Vente 1. Edelsa, 2014.
ENGELMANN, Priscila Carmo Moreira. Língua Estrangeira Moderna: Espanhol. Ed. Intersaberes, 2016.
MORENO, Concha; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
PRADA, M. de; MARCÉ, P. Entorno Laboral – A1 A2, Edelsa. 2013.
INGLÊS III
Aulas Semestrais: 40 horas aulas
Objetivo: fazer uso de estratégias de leitura e compreensão oral para identificar os pontos principais de textos orais e escritos da sua área de atuação; comunicar-se em situações do cotidiano, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; descrever eventos passados; compreender dados numéricos em gráficos e tabelas; redigir cartas e e-mails comerciais simples; desenvolver a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.
Ementa: Expansão das habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio do uso de estratégias de leitura e de compreensão oral, de estratégias de produção oral e escrita, de funções comunicativas e estruturas linguísticas apropriadas para atuar nos contextos pessoal, acadêmico e profissional, apresentadas nas disciplinas anteriores. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
Bibliografia Básica:
HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2012.
IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
OXENDEN, Clive et al. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
Bibliografia Complementar:
BARNARD, R., CADY, J., DUCKWORTH, M., TREW, G. Business Venture: Student book 1 with practice for the TOEIC test. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CARTER, Ronald.; NUNAN, David. Teaching English to Speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
COTTON, David et at. Market Leader: Elementary. Student’s Book with Multi-Rom. 3rd Edition. Pearson Education, Longman, 2012.
LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
PROJETO INTEGRADOR III
Aulas Semanais: 80 HORAS AULAS.
Objetivo: Elaborar o mapeamento e desenho de processos utilizando as ferramentas computacionais para desenvolvimento, exemplo, SIPOC, BPMN, software BIZAGI, BONITASOFT, ARIS entre outros.
Ementa: O projeto integrador deverá ter por finalidade solucionar um problema, orientar mudanças, analisar a possibilidade de melhoria, avaliar viabilidade financeira, econômica e técnica para implementação de processo, proposto por professores, alunos ou empresas e com o intuito de apresentar um desenho de processos. Utiliza-se a metodologia ativa baseada em problemas ou projetos (PBL). Possíveis temas: Mapeamento e desenho do processo, Desenho dos processos e Mapeamento de processos, etc. Resultado esperado: Processo desenhado em um fluxograma, sistemática de processos e mapa de processos.
Bibliografia Básica:
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as Melhores Práticas. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2011. <BV>
PIMENTA, Roberto C.; THIRY-CHERQUES, Hermano R. Gestão de Programas e Projetos Públicos. São Paulo: FGV, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Bibliografia Complementar:
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009
GRAY, Clifford F.; LARSON, Erik W. Gerenciamento de Projetos. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed.-São Paulo: Atlas, 2017.
SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Desenvolver estruturas de processos e operações em ambientes físicos e virtuais
EMENTA: Modelagem de Processos de Negócios (BPM), procedimentos e componentes da estrutura dos processos em geral, conversão dos requisitos de processos produtivos proporcionando o desenvolvimento de diagramas, mapofluxogramas, fluxograma dos processos atuais e de como esses processos podem ser otimizados, melhorando o processo de produção, de atendimento ao cliente e de prestação de serviços. Simulação de processos, distribuições estatísticas, modelagem e simulação de eventos discretos com apoio de softwares de simulação, tomada de decisões com base em modelos de simulação, teoria das filas, gestão de filas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHWIF, Leonardo; MEDINA, Afonso; SIMULATE, Tecnologia. Modelagem e simulação de eventos discretos, 4a edição: Teoria e aplicações. Elsevier Brasil, 2014.
RADEMAKERS, Tijs. Activiti em ação: processos de negócios executáveis no BPMN 2.0 . Manning Publications Co., 2012.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. (Org.) Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). São Paulo: Grupo GEN, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: Gestão de Processos de Negócio. Porto Alegre Bookman, 2013. <DIGITAL>
CRUZ, Tadeu. Bpm & Bpms: Business Process Management & Business Process Management System. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
BROCKE, Jan Vom; ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: Gestão de Processos de Negócio. Porto Alegre: Grupo A Bookman, 2013.
GESTÃO FINANCEIRA
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Entender os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do Negócio.
EMENTA: Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos.
BIBLIOGRAFIA BASICA:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão financeira: uma abordagem introdutória. São Paulo: Editora Manole, 2015.
STEPHEN A. Ross, RANDOLPH W. Westerfield, JEFFREY Jaffe , ROBERTO Lamb. Administração Financeira. Porto Alegre: Grupo A, 2015.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Gestão Financeira para Cooperativas: Enfoque Contábil e Gerencial. Rio de Janeiro: Atlas, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
EITEMAN, David K.; STONEHILL, Arthur I.; MOFFETT, Michael H. Administração Financeira Internacional. Porto Alegre: Bookman, 2012.
HOJI, Masakazu. Administração Financeira na Prática: Guia para Educação Financeira Corporativa e Gestão Financeira Pessoal, 5ª edição. Rio de Janeiro: Atlas, 2014.
PADOVEZE, Clóvis Luiz. Administração financeira: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2016.
WERNKE, Rodney. Gestão Financeira; Ênfase em Aplicações e Casos Nacionais, São Paulo: Saraiva, 2008.
GESTÃO AMBIENTAL
AULAS SEMESTRAIS: 40 horas aulas.
OBJETIVO: Compreender o conceito relacionado a sustentabilidade e sua aplicação nas organizações
EMENTA: Conceito e evolução da questão ambiental, desempenho ambiental, normas ambientais, sistemas de gerenciamento ambiental, programas específicos, certificação e legislação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos, 3ª ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2007.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2.ed. São Paulo: Grupo GEN, 2011.
TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Coorporativa – Estratégias de Negócios Focadas na Realidade.8. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FENKER, Eloy Antonio et al. Gestão Ambiental: Incentivos, Riscos e Custos. São Paulo: Atlas, 2015.
JABBOUR, Ana Beatriz Lopes de Sousa; CHARBEL, José Chiappetta. Gestão ambiental nas organizações: fundamentos e tendências. São Paulo: Grupo GEN, 2013.
GESTÃO DE SERVIÇOS
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Propiciar o conhecimento para atuação na gestão dos serviços desenvolvimento de rotina. Entender fluxo dos processos organizacionais apresentando diferentes modelos de gestão, avaliar o grau de complexidade das dos processos e a importância de sua integração com as demais áreas, analisar os problemas e desempenho relacionados a atividade, compreender e aplicar avaliação de desempenho.
EMENTA: Aspectos gerais do gerenciamento dos serviços nos diferentes níveis de atividade, em uma visão ética e política, com destaque para a política gerencial, estrutura organizacional, recursos materiais, humanos e financeiros dentro do processo de trabalho, Gestão da Qualidade em serviços, Planejamento Físico, Gestão de Recursos humanos, Logística Hospitalidade e Desempenho estrutural e humano.
BIBLIOGRAFIA BASICA:
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Porto Alegre: Grupo A, 2014
Las Casas, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços, 6ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2012.
ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente. Porto Alegre: Grupo A AMGH, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDRADE, Renato. Serviço Social Gestão e Terceiro Setor – Dilemas nas políticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2015.
ELEUTERIO, Helio. Serviços de Alimentação e Bebidas. São Paulo: Saraiva, 2014.
CONRADO, Regis da Silva. Serviços públicos à brasileira: fundamentos jurídicos, definição e aplicação, 1ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
STUART, Iris C. Serviços de Auditoria e Asseguração na Prática. Porto Alegre: Grupo A AMGH, 2014.
GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Compreender a evolução e os conceitos fundamentais de gestão de materiais e de logística. Compreender a relevância e o funcionamento do planejamento de uso e consumo e do controle de entradas/saídas. Entender as técnicas, ferramentas voltadas à gestão de estoques e arranjo físico. Conhecer os diversos sistemas na área e suas integrações. Identificar, compreender a cadeia de suprimentos/a cadeia logística e sua gestão. Compreender a importância e o funcionamento da gestão de compras, de fornecedores e dos recursos patrimoniais.
EMENTA: Evolução e conceitos de gestão de materiais e de logística. Previsão de demanda interna de bens e serviços (planejamento de uso e consumo). Controle de entradas e saídas. Gestão de estoques e arranjo físico. Integração de sistemas, custos e racionalização. Gestão da cadeia de suprimentos. Planejamento, organização e controle logístico. Gestão de transporte. Distribuição física. Logística reversa. Gestão de compras. Gestão de fornecedores (contratos). Gestão de recursos patrimoniais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHIAVENATO, I. Gestão de materiais: uma abordagem introdutória. São Paulo: Manole. 2015.
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: Supply chain. 4.ed. São Paulo: Grupo GEN, 2010. <DIGITAL>
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert; BETTS, Alan. Gerenciamento de Operações e de Processos: Princípios e práticas de impacto estratégico. Porto Alegre: Grupo GEN, 2013
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2013.
JACOBS, F. Robert; CHASE, Richard B. Administração de Operações e da Cadeia de Suprimentos, 13ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2012.
POZO, Hamilton. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: um enfoque para os Cursos Superiores de Tecnologia. São Paulo: Atlas, 2015.
XAVIER, Lúcia Helena; CORRÊA, Henrique Luiz. Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento sustentáveis. São Paulo: Grupo GEN, 2013.
PROJETO INTEGRADOR IV
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Elaborar melhoria, mudanças e avaliação de riscos na sistemática dos processos da empresa.
EMENTA: O projeto que deverá ser desenvolvido por alunos tem por finalidade a melhoria, mudanças, avaliação e análise de risco de uma área corporativa, essa deve ser proposta pelo professor, alunos ou mercado. A empresa deve ser real, o aluno deverá fazer o diagnóstico, analisar, planejar, verificar viabilidade e apresentar uma proposta de mudança, avaliando os riscos da empresa voltada para os processos. A melhoria apresentada deve envolver os processos, tomada de decisão e soluções. A metodologia ativa utilizada é a PBL (metodologia baseada em problema ou projeto). Possíveis temas: Avaliação do Sistema de Gestão, Riscos Ambientais, Análise de Riscos de processos, Modelagem de processos, mudança de processos organizacionais, Processo de melhoria, etc.
Resultado esperado: Avaliação de riscos, Plano de riscos, Mapa de Riscos Ambientais, Modelagem de processos, redesenho de processos, mapeamento, Interação com processos e Novas tecnologias de processos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as Melhores Práticas. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2011. <BV>
PIMENTA, Roberto C.; THIRY-CHERQUES, Hermano R. Gestão de Programas e Projetos Públicos. São Paulo: FGV, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009
GRAY, Clifford F.; LARSON, Erik W. Gerenciamento de Projetos. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
INGLÊS IV
AULAS SEMANAIS: 40 horas aulas
OBJETIVOS: Fazer uso de estratégias de leitura e compreensão oral para identificar os pontos principais de textos orais e escritos; fazer comparações, redigir correspondências comerciais; desenvolver a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.
EMENTA: Desenvolvimento de habilidades comunicativas e estruturas léxico-gramaticais trabalhadas nas disciplinas anteriores, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Utilização de estratégias de leitura e de compreensão oral bem como de estratégias de produção oral e escrita para compreender e produzir textos orais e escritos. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2012.
IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARNARD, R., CADY, J., DUCKWORTH, M., TREW, G. Business Venture: Student book 2 with practice for the TOEIC test. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-ROM. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
CARTER, Ronald.; NUNAN, David. Teaching English to Speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
COTTON, David et at. Market Leader: Pre-intermediate. Student’s Book with Multi-Rom. 3rd Edition. Pearson Education, Longman, 2015.
GESTÃO DE PROJETOS
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
Objetivos: Entender o processo de gestão de projetos no contexto da administração pública. Aplicar métodos, técnicas e ferramentas de gestão de projetos.
Ementa: Conceitos preliminares de projeto e gestão de projetos. Conceitos de equipe de projetos. Instrumentos de gestão de projetos. Estudos de viabilidade de projetos. Dimensões dos projetos: escopo, planejamento, execução e avaliação. Fases do projeto: ciclo de vida, processos do gerenciamento, iniciação do projeto e desenvolvimento da visão geral de um projeto. Ferramentas de Gestão de Projetos.
Bibliografia básica:
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as Melhores Práticas. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2011. <BV>
PIMENTA, Roberto C.; THIRY-CHERQUES, Hermano R. Gestão de Programas e Projetos Públicos. São Paulo: FGV, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009
GRAY, Clifford F.; LARSON, Erik W. Gerenciamento de Projetos. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
GESTÃO DA INOVAÇÃO
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
Objetivo: Desenvolver no aluno potencial criativo inovador, conhecimento sobre inovação e proporcionar ferramentas e recursos para o desenvolvimento da criatividade.
Ementa: Conceitos de processo criativo, construção e desconstrução do pensamento. Inovação e seus reflexos estratégicos. Aborda criação de novos negócios, produtos, processos, valores individuais e organizacionais, busca conhecimento, refletir sobre a inovação e as práticas de mercado. Ferramentas e métodos para estímulo de geração de ideias, aplicação de modelos flexíveis de gestão. Economia do conhecimento e da criatividade, a inovação de serviços, inovação tecnológica e inovação de produtos. Relação entre criatividade, inovação e modelos de negócios e de gestão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CLEGG, Stewart; KORNBERGER, Martin; PITSIS, Tyrone. Administração e Organizações: uma introdução à Teoria e à Prática. Bookman editora, 2016.
TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação-5. Bookman editora, 2015.
D’ASCENZI, Luciano. Cultura e inovação em organizações. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DYER, Jeff; GREGERSEN, Hal; CHRISTENSEN, Clayton M. DNA do Inovador: Dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. Casa Educação-(Casa Educação Soluções Educacionais LTDA), 2016.
LOBATO, David Menezes. Estratégia de empresas. Editora FGV, 2015.
JUE, Arthur L.; MARR, Jackie Alcalde. Mídias sociais nas empresas: colaboração, inovação, competitividade e resultados. Évora, 2017.
SANMARTIM, Stela Maris. Criatividade e inovação na empresa: do potencial à ação criadora. Editora Trevisan, 2014.
GESTÃO EMPREENDEDORA
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Discutir os diferentes modelos organizacionais, organizar e reconhecer os diversos conceitos, analisar os padrões administrativos existentes e compreender os processos criativos grupais e individuais, o perfil do profissional empreendedor e suas atividades.
EMENTA:O mundo globalizado e seus desafios e potencialidades. Conceito e evolução histórica do empreendedorismo. Características (perfil) dos empreendedores. Competências e habilidades do empreendedor. O processo empreendedor. Identificação de oportunidades de negócio. O Plano de negócios. A importância do Plano de Negócios. Implementação e avaliação de Plano de Negócios. As novas Oportunidades de negócios trazidas com a Internet. Gerenciando os recursos empresariais. Modelos de Gestão Empreendedora. Empreendedorismo Corporativo. Empreendedorismo sustentável.
BIBLIOGRAFIA BÁSICAS:
DORNELAS, José. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios, 6ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. São Paulo: Grupo GEN, 2014.
PATRÍCIO, Patrícia; CANDIDO, Claudio Roberto (orgs.). Empreendedorismo – Uma Perspectiva Multidisciplinar. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2016.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BORGES, Cândido. Empreendedorismo Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto, Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2015.
DORNELAS, José. Empreendedorismo Corporativo – Como ser Empreendedor, Inovar e Diferenciar na sua Empresa, 3ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2015.
LINS, Luiz dos Santos. Empreendedorismo: Uma Abordagem Prática e Descomplicada. São Paulo: Grupo GEN, 2014.
GESTÃO DA QUALIDADE
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVOS: Incorporar o conceito “monozukuri” de uma forma simples, com suas diversas abordagens e múltiplas dimensões, permitindo aos alunos a construção de uma visão crítica e reflexiva, além do conhecimento de técnicas para análise, gestão e melhoria da qualidade com intuito de uma mudança cultural.
EMENTA: Introdução a Competitividade. Definições e Conceitos da Qualidade. Estratégias de Gestão pela Qualidade. Conceito e sistemas da Garantia da Qualidade. Gestão, sistema e elementos de Gestão da Qualidade Total. Ambiente da Qualidade: 5S. Conceito “monozukuri”. Círculos de Controle da Qualidade. PDCA. Kaizen. Sistema de Gestão segundo NBR ISO Série 9001. Conceitos de Sustentabilidade. Metodologia de Implantação do Lean e Verde Business System. Qualificação de impactos ambientais. Parâmetros de mensuração e Critérios KPI- Key Performance Indicators.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FALCONI, Vicente. TQC: Controle da Qualidade Total no estilo japonês – 9ª Ed. Falconi, 2014.
JURAN, J. M. A Qualidade desde o projeto. Thompson, 2009.
PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade. Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANTÓNIO, Nelson Santos; TEIXEIRA, António; ROSA, Álvaro. Gestão da Qualidade – de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM. 2ª Ed. SÍLABO, 2016.
FALCONI, Vicente. Qualidade Total – Padronização de Empresas – 2ª Ed. E-book, 2014.
MARSHALL Jr., Isnard, et al. Gestão da Qualidade. FGV, 2008.
ROTONDARO, R.G.; MIGUEL, P.A.C.; FERREIRA, J.J.A. Gestão da Qualidade. Campus, 2005.
VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total. Ed. Alínea, 2007.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
AULAS SEMESTRAIS: 40 horas aulas
OBJETIVO: Tornar o aluno capaz de promover mudanças no processo de aprendizagem organizacional das pessoas envolvidos nas decisões dos recursos humano, a partir da construção do conhecimento histórico dos modelos de gestão do conhecimento nas organizações.
EMENTA: Conceitos: Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência. Conceito de Gestão Conhecimento. Tipos de Conhecimento: tácito e explícito. Modos de conversão do conhecimento. Teoria da Criação da Conhecimento. Aprendizagem Organizacional. A construção da aprendizagem nos meios organizacionais. Portais Corporativos, Repositórios do Conhecimento, Intranet e Internet. Os fatores para o sucesso do programa de gestão do conhecimento, transferência dos conteúdos e o plano diretor na gestão do conhecimento, estrutura e espontaneidade no conhecimento e na organização, aprendizagem e competências estratégicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NONAKA, I & TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Grupo A. 2008 <BV>
SORDI, J. O. Administração da Informação. 15ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
TERRA, J. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Negócio, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do Conhecimento – Infraestrutura, Pessoas e Tecnologia, 2 ª edição. São Paulo: Saraiva. 2008 <BV>
KROGHT, G. V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação contínua. Campus. 2001.
INGLÊS V
AULAS SEMANAIS: 40 horas aulas
OBJETIVOS: Fazer uso de estratégias de leitura e compreensão oral para compreender textos orais e escritos; participar de conversas espontâneas, fazendo uso da língua com inteligibilidade; comunicar-se em situações de entrevista de emprego; redigir “application letters” e currículos vitae; descrever brevemente experiências e expectativas; fornecer justificativas; aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.
EMENTA: Aprofundamento do uso das habilidades comunicativas e estruturas léxico-gramaticais trabalhadas nas disciplinas anteriores, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. O aluno deverá fazer uso das habilidades em foco bem como de estratégias de leitura, compreensão oral e produção oral e escrita com autonomia. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos socioculturais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2012.
IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARNARD, R., CADY, J., DUCKWORTH, M., TREW, G. Business Venture: Student book 2 with practice for the TOEIC test. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-ROM. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
CARTER, Ronald.; NUNAN, David. Teaching English to Speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
COTTON, David et at. Market Leader: Pre-intermediate. Student’s Book with Multi-Rom. 3rd Edition. Pearson Education, Longman, 2015.
PROJETO INTEGRADOR V
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
Objetivo: Desenvolver o Projeto de um negócio
Objeto de estudo: Aplicação de ferramentas, tecnologias, novos modelos organizacionais, organização virtual, redes de informação, tecnologias de automação, Internet das coisas, Indústria 4.0. Identificar problemas relacionados a empresas, modelos e suas ferramentas.
A empresa deve ser real, o aluno deverá fazer o diagnóstico, analisar, planejar, verificar viabilidade e apresentar uma proposta de mudança, avaliando os riscos da empresa voltada para os processos. A melhoria apresentada deve envolver os processos, tomada de decisão e soluções. A metodologia ativa utilizada é a PBL (metodologia baseada em problema ou projeto). Possíveis temas: Avaliação do Sistema de Gestão, Riscos Ambientais, Análise de Riscos de processos, Modelagem de processos, mudança de processos organizacionais, Processo de melhoria, etc.
Resultado esperado: Avaliação de riscos, Plano de riscos, Mapa de Riscos Ambientais, Modelagem de processos, Ferramentas, redesenho de processos, Interação com processos e Novas tecnologias de processos e Interação com tecnologias.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as Melhores Práticas. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2011. <BV>
PIMENTA, Roberto C.; THIRY-CHERQUES, Hermano R. Gestão de Programas e Projetos Públicos. São Paulo: FGV, 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAVALIERI, A et al. AMA – Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009
GRAY, Clifford F.; LARSON, Erik W. Gerenciamento de Projetos. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Compreender os conceitos necessários para o desenvolvimento dos negócios das organizações com atitude empreendedora. Elaborar plano de negócio para um empreendimento próprio.
EMENTA: Definição de negócio, análise dos ambientes de negócios, Movimentos Competitivos, potencial empreendedor, Avaliação de riscos e de oportunidade de novos negócios. Ferramentas para o desenvolvimento e planejamento de novos negócios, Instrumentos e instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo. Mecanismos de crédito a novos negócios. Modelos de gestão e cooperação entre novos empreendimentos, Plano de negócios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DORNELAS, José; BIM, Adriana; FREITAS, Gustavo; USHIKUBO, Rafaela. Plano de Negócios com o Modelo Canvas – Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio a Partir de Exemplos. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2015.
Las Casas, Alexandre Luzzi. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa, 6ª edição, São Paulo: Grupo GEN, 2011.
NAKAGAWA, Marcelo. Plano de Negócio: Teoria Geral. São Paulo: Manole, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. São Paulo: Manole, 2015.
COSTA, Clovis Corrêa da. Estratégia de Negócios. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.
DORNELAS, José. Empreendedorismo para Visionários – Desenvolvendo Negócios Inovadores para um Mundo em Transformação. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2013.
SEIFFERT, Peter Quadros. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processo e melhores práticas, 2ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2012.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
OBJETIVO: Compreender o processo de globalização, a integração dos blocos econômicos, o processo de comércio internacional e suas relações.
EMENTA: Globalização e estratégia global. A dinâmica competitiva nos mercados globalizados. O processo de internacionalização de empresas: riscos da multinacionalização, estratégias cooperativas. Blocos econômicos e suas relações comerciais. Inserção da organização no mercado internacional. Perfil do executivo internacional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SALDANHA, Eduardo. Teoria das Relações Internacionais. Juruá, 2011.
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GREMAUD, Amaury P. ; LANZANA, Antonio Evaristo P.; ANDRAD. Gestão de Negócios Internacionais, 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
VENTURA, Carla Aparecida Arena; MACHADO, Juliano Rossi; MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação internacional. São Paulo: Grupo GEN, 2012
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAVUSGIL, S T; KNIGHT, G e RIESENBERG, J. R. Negócios Internacionais: estratégias: Gestão e novas realidades. Pearson, 2009.
DEVIN, Guillaume. Sociologia das Relações Internacionais. EDUFBA, 2010.
DIAS, Reinaldo. Relações Internacionais. Atlas, 2010.
QUINTEROS, Marcela Cristina; MOREIRA, Luiz Felipe V; SILVA, André Luiz Reis da. As Relações Internacionais da América Latina. Relações Internacionais. Vozes, 2010.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADOS
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Buscar atualizações em assuntos emergentes em Sistema de Gestão Integrados
EMENTA: Sistema de Gestão Integrado – ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000. Visão geral de sistemas de gestão, o que é tipicamente integrado, visão geral das normas ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000. Processos, legislação, identificação e priorização dos riscos, melhorias, controles, objetivos e metas. Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LEME, R.; VESPA, M. Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard. Qualitymark, 2008.
OLIVEIRA, D.P.R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, M. C. M. Competência e Resultados em Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. 2 ed. Qualitymark, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDRADE, L. A. “Pensamento Sistêmico: caderno de campo: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade”. Porto Alegre: Bookman, 2006.
ARAÚJO, G.M. “Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18.001 e ISM CODE”. Rio de Janeiro: GVC ed., 2006.
DAFT, R.L. “Teoria e projeto das organizações”. Rio de Janeiro: Cengage, 2013.
PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.
OBJETIVO: Identificar, aplicar e gerenciar os processos de planejamento e de gestão estratégica.
EMENTA: Definição de Estratégia; A evolução do pensamento estratégico. Conceitos de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias. Controle de Estratégias.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2012.
MIEDZINSKI, João Cirilo. Planejamento Empresarial: Observando a Teoria e Construindo a Prática. São Paulo: Atlas, 2015.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: A Contribuição da Liderança Organizacional para o Processo de Implementação da Estratégia, (V. 5). São Paulo: Atlas, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados.São Paulo: Grupo GEN, 2012.
MÜLLER, Cláudio José. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Grupo GEN, 2013.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas, 32ª edição. São Paulo: Atlas, 2014.
PEREIRA, Maurício Fernandes; BEPPLER, Mônica Külkamp. Planejamento estratégico: a contribuição da cultura organizacional para o processo de implementação da estratégia. São Paulo: Grupo GEN, 2013.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas
OBJETIVO: Aplicar o conhecimento dos conceitos da ética e moral. Desenvolver as dinâmicas da ética nas organizações. Conhecer e analisar os códigos de ética empresarial. Refletir sobre a importância da responsabilidade social empresarial (RSE) para o desenvolvimento sustentável (DS) do planeta, estimulando uma postura crítica e analítica em relação ao papel do profissional na incorporação desta atividade na gestão da empresa.
EMENTA: Conceito e fundamentos da ética. Direitos Humanos. Moral e Ética. Construções sociais e suas interfaces com a gestão de pessoas. Ética como base para desenvolvimento organizacional. Conceito e fundamentos da responsabilidade social. Visão dos panoramas: social, ambiental, econômico, empresarial. Desenvolvimento sustentável (DS). Sustentabilidade empresarial. Responsabilidade social empresarial (RSE): valores, transparência e governança corporativa, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade. Ferramentas de gestão para implementação da responsabilidade social no negócio da empresa: diagnóstico, planejamento, implementação. Benefícios da ética e responsabilidade social para as empresas. Diversidade Organizacional. Economia solidária.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Dias, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade, 2ª edição, São Paulo: Grupo GEN, 2015.
MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial: Da conscientização à ação, 2ª Edição, São Paulo: Saraiva, 2012.
SANTOS, Fernando de Almeida. Ética Empresarial: Política de Responsabilidade Social em 5 Dimensões: Sustentabilidade, Respeito À Multicultura, Aprendizado Contínuo, Inovação, Governança Corporativa. São Paulo: Atlas. 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial, São Paulo: Saraiva, 2007.
MACHADO Fº, C. P. Responsabilidade Social e Governança: o debate e as implicações. Thomson, 2006.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: Estratégias de Negócios Focadas na Realidade Brasileira, 8ª edição, São Paulo: Grupo GEN, 2014
INSTITUTO AKATU. Responsabilidade Social Empresarial – Percepção do Consumidor Brasileiro 2005. São Paulo, Instituto Akatu, 2006, disponível em www.akatu.org.br.
INGLÊS VI
AULAS SEMANAIS: 40 horas aulas
OBJETIVOS: participar de reuniões, discussões e apresentações orais com espontaneidade e autonomia; aprofundar a compreensão de textos acadêmicos e profissionais; concordar e discordar, fazer interrupções para expressar seu ponto de vista; redigir correspondências comerciais com coesão e coerência. Aperfeiçoar entoação e uso de diferentes fonemas da língua de forma a garantir inteligibilidade e fluência nos contatos em ambiente profissional tanto pessoalmente quanto a distância.
EMENTA: Consolidação do uso das habilidades comunicativas, estruturas léxico-gramaticais e estratégias de leitura e de compreensão oral bem como de produção oral e escrita, trabalhadas nas disciplinas anteriores, com o objetivo de atuar com autonomia e espontaneidade nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades da área e abordando aspectos sócio-culturais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2012.
IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina. American English File: Student’s Book 1. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-ROM. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
CARTER, Ronald.; NUNAN, David. Teaching English to Speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
COTTON, David et at. Market Leader: Pre-intermediate. Student’s Book with Multi-Rom. 3rd Edition. Pearson Education, Longman, 2015.
PROJETO INTEGRADOR VI
Objetivo: Elaborar melhoria, mudanças e avaliação de riscos na sistemática dos processos da empresa
Ementa: O projeto que deverá ser desenvolvido por alunos tem por finalidade a melhoria, mudanças, avaliação e análise de risco de uma área corporativa, essa deve ser proposta pelo professor, alunos ou mercado. A empresa deve ser real, o aluno deverá fazer o diagnóstico, analisar, planejar, verificar viabilidade e apresentar uma proposta de mudança, avaliando os riscos da empresa voltada para os processos. A melhoria apresentada deve envolver os processos, tomada de decisão e soluções. A metodologia ativa utilizada é a PBL (metodologia baseada em problema ou projeto). Possíveis temas: Avaliação do Sistema de Gestão, Riscos Ambientais, Análise de Riscos de processos, Modelagem de processos, mudança de processos organizacionais, Processo de melhoria, etc.
Resultado esperado: Avaliação de riscos, Plano de riscos, Mapa de Riscos Ambientais, Modelagem de processos, redesenho de processos, mapeamento, Interação com processos e Novas tecnologias de processos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Elsevier. 2009
HELDMAN, KIM. Gerência de Projetos. Campus. 2009
PRONCHIROLLI, O.; PONCHIROLLI, M. Métodos para a Produção do Conhecimento. São Paulo, 1ª ed. Editora Atlas, 2011
BIBLIOGRAFIA COMPELEMENTAR:
BALDWIN, T. T.; RUBIN; BOMMER, W. Desenvolvendo habilidades gerenciais. Elsevier. 2008.
DAFT, R. L. Organizações: teorias e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
FRANÇA, A.C.L. Práticas de Recursos Humanos Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. Atlas, 2007.
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 4 ed. São Paulo: Makron, 2010.
WIEL P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 62 ed. Vozes, 2007.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
CARGA HORÁRIA: 240 horas
OBJETIVO: Dentro do setor de gestão empresarial, proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário. Complementar o processo ensino-aprendizagem. Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado com oportunidades para o estudante de conhecer as organizações e saber como elas funcionam. Incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores. Promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade e servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação. Propiciar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do estudante.
EMENTA: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Tecnologia em Gestão Empresarial em situações reais de desempenho da futura profissão. Realizar atividades práticas, relacionadas à gestão, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.
TRABALHO DE GRADUAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 160 horas
OBJETIVO: O estudante deverá refletir através de um trabalho acadêmico o perfil profissiográfico constante no projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial.
EMENTA: Desenvolvimento de atividade de estudo, pesquisa e construção de textos específicos envolvendo conhecimentos e atividades da área de Recursos Humanos, devidamente orientados por docente do curso. O resultado deverá ser apresentado por meio da elaboração de uma Monografia, Relatório Técnico, Projeto, Análise de Casos, Desenvolvimento (de Instrumentos, Equipamentos ou Protótipos), Levantamento Bibliográfico, etc. com publicação das contribuições, seguindo regulamento específico da Unidade de Ensino.
PROJETO INTEGRADOR
AULAS SEMANAIS: 80 horas aulas
O Projeto Integrador – (PI) constitui-se numa proposta de ensino que proporcionará a interdisciplinaridade e a transversalidade dos temas abordados em todas as disciplinas do semestre a ser implementado. Trata-se de um instrumento que oportuniza o confronto entre teorias estudadas com as práticas realizadas no campo do trabalho, com vistas a uma perspectiva de gestão empreendedora. A construção de um Projeto Integrador fornece subsídios para a avaliação das competências e habilidades relacionadas ao perfil profissional do egresso. O Projeto Integrador é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional do discente e consiste no desenvolvimento de um trabalho, cuja síntese e integração com a área de conhecimento resultem em um projeto final a ser definido pelos professores do semestre e sua respectiva apresentação oral sobre temas concernentes às especificidades das disciplinas. O Projeto Integrador consiste em um trabalho de equipe composta por até 06 acadêmicos, de caráter interdisciplinar a ser avaliado por todos os professores do semestre em suas respectivas disciplinas conforme o desenvolvimento de suas etapas de acordo com o estabelecido pelo Colegiado do respectivo Curso.
OBJETIVOS: Desenvolver nos discentes a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias estudadas durante o curso de forma integrada, proporcionando-lhe a oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas profissionais existentes, para consolidação de experiência e desempenho profissionais. Contribuir para o aperfeiçoamento do discente e a competência na solução de problemas sociais e ambientais. Capacitar o discente à elaboração e exposição de seus trabalhos por meio de metodologias adequadas. Analisar, explicar e avaliar o objeto de estudo, culminando em possíveis soluções e/ou novas propostas, tendo em mente que a sociedade à qual o aluno pertence deve ser a principal beneficiaria pelo seu trabalho profissional. Promover a inter-relação entre os diversos temas e conteúdos tratados durante o curso, contribuindo para a formação integral do discente. Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação. Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas. Estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem a criação de novas empresas na área de Recursos Humanos e a geração de novos empregos. Estimular a construção do conhecimento coletivo, a interdisciplinaridade e a inovação. Promover a aprendizagem com autonomia no que tange à pesquisa, organização e sistematização de novas informações. Desenvolver um trabalho integrado, cuja síntese resulta num projeto com vistas à integração das disciplinas do semestre.
EMENTA: A Supervisão do desenvolvimento das etapas do Projeto Integrador é de responsabilidade do Professor que ministra a referida disciplina no 1º e 2º períodos do curso. Será de responsabilidade dos professores do período elencar, conforme demanda social e econômica da região atendida pela Fatec escolher de 03 (três) a 05 (cinco) temas a serem trabalhados pelas equipes de trabalho do Projeto Integrador. A formação da equipe seguirá os critérios estabelecidos pelo (a) respectivo (a) professor (a) com o aval do coordenador (a) de Curso observando as diretrizes estabelecidas pelo NDE e o Colegiado respectivamente.
RESPONSABILIDADES: Compete ao Professor da disciplina e Coordenador de Curso como o agente responsável pela supervisão dos trabalhos:
- Acompanhar, o desenvolvimento dos trabalhos do Projeto Integrador;
- Elaborar, situações problema, bem próximas da realidade, de empresas fictícias ou reais referentes aos temas elencados para apresentação às equipes de trabalho;
- Convocar e dirigir reuniões mensais com as equipes e os docentes do período para analisar e avaliar os planos de trabalho no período corrente da etapa a ser desenvolvida;
- Avaliar e organizar as apresentações dos trabalhos escolhidos para todas as turmas;
- Enviar à Coordenação do curso, ao final de cada semestre letivo, relatório ou equivalente (publicação impressa ou digital – e-book) contemplando as ações desenvolvidas no decorrer do semestre letivo.
METODOLOGIA DE TRABALHO:
O Projeto Integrador consistirá na elaboração e desenvolvimento de um projeto de intervenção empreendedora, cuja estrutura poderá ser definida pelo colegiado de curso atendendo a um dos temas elencados pelo colegiado do período do PI;
Compreendem atividades do Projeto Integrador:
- Elaborar um plano inicial de trabalho a partir do tema escolhido pela equipe em que conste:
- a) Introdução com os objetivos e as justificativas do trabalho;
- b) Revisão bibliográfica;
- c) Metodologia;
- d) Cronograma de atividade;
- e) Resultados e Discussão;
- f) Conclusão;
- g) Bibliografia.
- Elaborar um relatório parcial de atividades desenvolvidas. O conteúdo do relatório e a forma de apresentação serão definidos pela Coordenação de Curso e Professor responsável pela disciplina.
Realizado em equipe, o PI deverá apresentar uma solução para a situação problema apresentada em formato de Relatório técnico respeitando as normas da instituição.
As orientações dos trabalhos de PI serão realizadas pelo professor da disciplina e será de conhecimento de todos os professores do período a pertinência de sua disciplina como parte integrante do PI, que deverá ter:
- Orientação coletiva e individualizada;
- Registros periódicos e individualizados das entrevistas de orientação.
- As orientações presenciais dos trabalhos acontecerão com periodicidade semanal. A equipe é responsável por agendar com o professor orientador, as datas para orientação individualizada, dentro do período estabelecido no calendário do ano letivo.
- As orientações ocorrerão exclusivamente nas dependências, em dias de semana e horários fixos em salas previamente indicadas, preferencialmente no horário de aulas.
- As orientações coletivas poderão ser realizadas no formato aula expositiva dialogada. Ocasião que oportunizará a participação com sugestões das demais equipes.
- As orientações presenciais individualizadas ou coletivas deverão ser registradas em formulário próprio, intitulado Ficha de Acompanhamento de Projeto Integrador, e assinadas pelo professor orientador e pelos alunos presentes.
- A Ficha de Acompanhamento é documento comprobatório de presenças e faltas do aluno.
- A Ficha de Acompanhamento deverá ser encaminhada à Coordenação de Curso, quando por ela solicitados.
- A presença nas orientações não dispensa o aluno da participação nas aulas das disciplinas participantes do Projeto Integrador.
AVALIAÇÃO DO PI
Todas as disciplinas envolvidas na elaboração e execução do PI deverão reservar no mínimo 10% (dez por cento) do total de pontos distribuídos para valoração do PI.
Os valores atribuídos a cada etapa do trabalho ficarão a cargo do Professor que ministra a disciplina e o Coordenador do curso juntamente com o NDE com respaldo do colegiado.
A nota auferida ao final do trabalho será composta pela soma das notas atribuídas ao desempenho individual e ao desempenho do grupo. Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 70% ou a nota mínima 7,0 (sete) na disciplina de Projeto Integrador do 1º e 2º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos e ter frequência mínima de 75% nas atividades de todas as disciplinas ou disciplinas envolvidas.
O aluno será reprovado automaticamente no Projeto Integrador quando ocorrer pelo menos um dos itens abaixo:
- O trabalho não cumprir o objetivo proposto;
- Houver plágio tanto na escrita quanto nas soluções apresentadas à situação problema ser plágio;
- Desenvolvido por terceiros alheios ou não ao ambiente da turma ou à IES;
- Estiver fora das normas técnicas exigidas;
- Não for comprovada a presença de pelo menos 75%. (Setenta e cinco por cento) nas atividades do projeto.
- 1º. Caso o aluno obtenha nota inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 5,0 (cinco) em virtude de deficiências apresentadas no trabalho escrito, ser-lhe-á concedido o prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos para sanar as deficiências apresentadas.
- 2º. Implementadas as alterações recomendadas pelo professor orientador, a nota do trabalho escrito poderá ser alterada, desde que o trabalho seja entregue dentro do prazo de 15 dias.
O não ajuste no prazo acima descrito equivale à reprovação na disciplina. A avaliação inferior a 5 (cinco) acarretará na automática reprovação do aluno na respectiva disciplina, podendo o aluno matricular-se no próximo semestre letivo, na disciplina de TCC, sujeitando-se ao calendário acadêmico do semestre respectivo ao da matrícula.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Elsevier. 2009
HELDMAN, KIM. Gerência de Projetos. Campus. 2009
PRONCHIROLLI, O.; PONCHIROLLI, M. Métodos para a Produção do Conhecimento. São Paulo, 1ª ed. Editora Atlas, 2011
BIBLIOGRAFIA COMPELEMENTAR:
BALDWIN, T. T.; RUBIN; BOMMER, W. Desenvolvendo habilidades gerenciais. Elsevier. 2008.
DAFT, R. L. Organizações: teorias e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
FRANÇA, A.C.L. Práticas de Recursos Humanos Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. Atlas, 2007.
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 4 ed. São Paulo: Makron, 2010.
WIEL P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 62 ed. Vozes, 2007.
5 TEMAS TRANVERSAIS OBRIGATÓRIOS
Em consonância com a Lei n. 9795 de 27 de abril de 1999 e Decreto n. 4.281 de 25 de junho de 2002 que trata da necessidade de discussão pelos cursos de Graduação de Políticas de Educação Ambiental e da Resolução do CNE/CP n. 1 de 17 de junho de 2004 que trata da necessidade da inclusão e discussão da Educação das Relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana, o curso de Graduação em Tecnologia de Recursos Humanos trata da seguinte forma:
- Os temas história e cultura afro-brasileira e africana, e estudo das relações Étnicos-Raciais no Brasil fazem parte da discussão interdisciplinar, de forma mais intensa, nas disciplinas Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e Empresarial, sendo a sua formalização efetivada nos planos de ensino.
- Quanto ao tema Educação Ambiental, será tratado nas disciplinas de Gestão Ambiental de Responsabilidade Social Empresarial.