O Catec (Centro de Acesso à Tecnologias) é um Projeto de Inclusão Digital regido pela Fatec – Bragança Paulista graças à um convênio com a Prefeitura Municipal. O Projeto atua na cidade desde Maio/2011 fornecendo à população cursos totalmente gratuitos de informática básica e avançada, incluindo pessoas no mundo digital e no mercado de trabalho da cidade e região. Voltado para o público com idade acima de 12 anos e com atendimento para Terceira Idade.
Ao todo são disponibilizados 18 cursos, divididos entre os turnos da manhã e tarde. Estão entre eles: Introdução à Informática Básica, Editor de Textos, Editor de Planilhas (básico e avançado), Editor de Imagens, Editor de Apresentações e Informática para a Terceira Idade. Neste ano de 2017 dois novos cursos profissionalizantes foram incluídos na grade básica, são eles: Excel Avançado e Scratch (programação). São cursos mais específicos que ampliam as possibilidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho e seguem uma demanda atual.
Alunos que formam no Catec, podem atuar em diversas áreas e cada módulo redireciona para objetivos específicos, como por exemplo, o módulo de GIMP que insere pessoas no mercado de Marketing e Propaganda, além da possibilidade de trabalho autônomo na criação de banners, cartões de visitas e convites. O GIMP é um curso que trabalha com imagens digitais e proporciona conhecimentos na área visual. A grande vantagem está na gratuidade do software utilizado. Esta é uma premissa do Projeto – fazer com que as pessoas consigam utilizar ferramentas baratas ou gratuitas para sua realização.
O Catec já atendeu mais de 8500 pessoas durantes esses 6 anos de atuação. Iniciamos com uma capacidade de atendimento baseada em 450 alunos e tivemos que aumentar para conseguir atender a demanda. Atualmente, temos capacidade para atender cerca de 650 pessoas por semestre, podendo aumentar para 950 com os cursos rápidos criados no final de cada semestre.
O Projeto ainda proporciona oportunidades de emprego diretas, com a contratação de 6 estagiários para a realização dos cursos e atendimento dos módulos. Já passaram pelo Projeto mais de 43 alunos (estagiários) da Fatec-BP, oportunidade esta que auxilia na formação acadêmica de cada um deles, inclusive no cumprimento das 240 horas estabelecidas pela faculdade para a realização de estágio.